Páginas

segunda-feira, 16 de março de 2009

Exposição | Proteins we Love


A exposição está patente ao público de 4 de Abril a 2 de Maio, das 09:00 às 20:00, na sala de exposições da Biblioteca do Campus de Caparica.

Concepção, Design e Layout
José J. G. Moura
Pedro Tavares
Ludwig Krippahl


Fotografias
Pedro Tavares

Proteins we love é uma exposição na forma de arte molecular. Como o nome indica, esta mostra pretende revelar a beleza fundamental da estrutura 3D de proteínas de que “gostamos”. Uma relação íntima entre ciência e arte, entre cientistas e proteínas, quase um “love affair”!
As proteínas escolhidas pertencem à classe de metaloproteínas e têm sido objecto, desde longa data, de estudos de caracterização bioquímica e espectroscópica efectuados pelos grupos de Bioinorgânica e Biofísica de Proteínas no Departamento de Química, FCT-UNL.
O revelar da estrutura é uma etapa fundamental para a compreensão da função (e vice-versa). As estruturas tridimensionais apresentadas foram obtidas por diferentes grupos cristalográficos.
Destes estudos, novas metaloproteínas foram isoladas, novas estruturas reveladas e muitas implicações mecanísticas estabelecidas.
No espaço de exposição da Biblioteca da UNL, no Campus de Caparica, estas estruturas são expostas na forma de painéis de dimensões variáveis, utilizando metodologias correntes de grafismo molecular e alguma imaginação.
Abril 2007


Catálogo Exposição Proteínas

Fotografias 



Sem comentários:

Enviar um comentário