Avançar para o conteúdo principal

Exposição | Learning to Fly

20 de Novembro de 2012 | 28 de Fevereiro de 2013
2ª a 6ª feira | 09:00h às 20:00h
Sala de Exposições da Biblioteca FCT/UNL
Inauguração: 20 de Novembro de 2012 | 17:30h


Peter Pan (J. M. Barrie, 1911) é uma das mais famosas obras de literatura infanto-juvenil e fonte de inspiração de inúmeras produções artísticas… Um (coletivo) imaginado mundo povoado de feras, índios, piratas e crianças que, afortunadamente, cruzou o (individual) imaginário mundo de Paula Rego e inspirou a série de gravuras que ilustram a tradução para português (José Manuel Lopes - Editora Cavalo de Ferro) da obra original. Do imaginado, ao imaginário, real se apresenta a oportunidade de ver e sentir o conjunto dessas mesmas gravuras no espaço de exposição da Biblioteca da FCT/UNL.
 Do imenso prazer que é trazer obra de Paula Rego ao Campus de Caparica, FCT/UNL, celebraremos a assinatura de um protocolo entre a Casa das Histórias - Paula Rego e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Fernando J. Santana / José J. G. Moura 
Diretor FCT/UNL / Diretor Biblioteca

Esta série de gravuras não são meras ilustrações, mas interpretações para as quais a artista traz a sua própria vivência infantil e emocional, tendo algumas das personagens um elevado grau de ironia e sofisticação. As gravuras foram executadas com grande mestria e precisão, onde o espaço é trabalhado com muita fluidez e em que as mudanças de escala surgem com grande naturalidade.
 por Paula Aparício


Saiba mais sobre Paula Rego

Visita guiada por Paula Aparício no dia 04 de fevereiro às 14:00h

Paula Rego foi convidada, em 1992, pela editora britânica Folio Society a fazer a ilustração de uma edição do Peter Pan de J. M. Barrie
 

"O Peter Pan era verdadeira magia. Foi essa magia que tentei captar"

In T.G.Rosenthal, Paula Rego, Obra Gráfica Completa, Lisboa,
Cavalo de Ferro, 2004 

Fotografias da Inauguração 









Comentários