Avançar para o conteúdo principal

Exposição | Ferida Woyzeck



Ferida Woyzeck
Alexandre Pieroni Calado e Miguel Pacheco Gomes
4 de Fevereiro a 28 de Março
2ª a 6ª feira | 09:00h às 20:00h
Sala Estúdio da Biblioteca da FCT da NOVA

Inauguração: 3 de Fevereiro | 17:00h

Visita Guiada
22 Março | 15.00h
Durante a exposição serão realizadas visitas guiadas com elementos performativos, nas quais é contextualizada a exposição e apresentados fragmentos do espectáculo.


Exposição que analisa a noção do documento, a partir de materiais de arquivo do espectáculo Woyzeck, apresentado em 1978, pelo Teatro da Cornucópia. Tomamos como referencial a definição do documental enquanto “tratamento criativo da actualidade”, de John Grierson, fundador do movimento documental britânico no final dos anos 1920. A situação expositiva consta da instalação numa série de plintos de materiais de arquivo, assumindo o carácter eminentemente transformador que o gesto de preservação dos registos implica.
Os textos de apoio, críticas e documentos visuais são apresentados a par de um objecto sonoro, acentuando as tensões entre referência e actual, entre informação e experiência.
Sob o véu da pele, a nudez da carne. A exposição integra o Projecto Woyzeck (1978), terceiro de um ciclo no qual são investiga- dos materiais de arquivo de encenações portuguesas contemporâneas.

Saiba mais sobre a exposição aqui

Comentários