Avançar para o conteúdo principal

Seminário | Regresso às origens: uma mão cheia de cores preciosas e o desejo de iluminar


Resumo

Propomos uma viagem à descoberta dos tesouros escondidos da iluminura medieval portuguesa e deixamos o leitor com as palavras de Hugo de São Victor que ainda hoje iluminam a nossa caminhada.
"What is more beautiful than light, which, although it has no colour in itself, nevertheless somehow colours, by illuminating, the colours of all things? (...)
Look at the earth crowned with flowers! What a joyous spectacle it presents; how it delights the eye; how it evokes emotion!"
Hugh of St Victor (1096-1141); PL, 176, 820,821

CVs | Maria João Melo e Adelaide Miranda

Maria João Melo é Professora Associada no Departamento de Conservação e Restauro da Universidade Nova de Lisboa, onde é responsável pelo Laboratório Científico e coordenadora do Mestrado e Programa de Doutoramento em Conservação e Restauro. Pratica o cruzamento de saberes em áreas que se consideram distintas, como as ciências exactas, ciências sociais e humanas e a arte. O estudo da cor da iluminura medieval portuguesa, conduzido com Adelaide Miranda, constitui-se como paradigma desta abordagem.

Maria Adelaide Miranda é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1975) e doutorada em História da Arte Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1996), tendo sido professora associada de História da Arte Medieval nesta instituição. É especialista em Iluminura Românica e como investigadora do Instituto de Estudos Medievais criou e liderou um dos mais jovens e dinâmicos grupos de estudos medievais ("Imagens, Textos e Representações").

A palestra pode ser seguida em video difusão aqui.

Comentários

  1. Segue-me também no meu blog. é sobre tecnologia

    http://fatimawwwmiranda.blogspot.pt/


    Eu retribuo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário