Páginas

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Semana Internacional do Acesso Aberto | 2015

Biblioteca da FCT associa-se, pelo sexto ano consecutivo, às iniciativas desenvolvidas a nível internacional para assinalar a Open Access Week, de 19 a 25 de Outubroeste ano subordinada ao tema ”Open Access: Open For Collaboration” .

Open Access Week é promovida pelo SPARC(Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition) desde 2007. Este evento é uma oportunidade para a comunidade académica se familiarizar com os potenciais benefícios do Acesso Aberto, para partilhar experiências e incentivar a um maior envolvimento dos investigadores, ajudando a tornar o acesso aberto uma forma privilegiada de comunicação em ciência.


23 de Outubro de 2015



Newsletter Open Access Week 2015
Nesta newsletter encontra informação sucinta sobre: atualização da Política de Acesso Aberto da FCT; Portaria do Depósito Legal de Teses e Dissertações; HORIZONTE 2020; gestão de dados científicos; preservação digital no contexto dos repositórios institucionais; notícias de destaque relacionadas com o Acesso Aberto.

Acompanhe a agenda de iniciativas portuguesas da Open Access Week aqui.



22 de Outubro de 2015





FP7 post-grant Open Access Pilot
Os investigadores envolvidos em projetos apoiados no âmbito do 7º Programa-Quadro e que já finalizaram o contrato de financiamento podem requerer fundos para financiar as taxas de publicação em Acesso Aberto.

Consulte as condições de financiamento aqui.


Acompanhe a agenda de iniciativas portuguesas da Open Access Week aqui.



21 de Outubro de 2015





OpenAIRE (Open Access Infrastructure for Research in Europe) e HORIZONTE 2020
O OpenAIRE tem como objetivo apoiar a implementação do Open Access na Europa. Fornece os meios para promover e realizar a adoção generalizada da Política de Open Access, conforme estabelecido nas orientações para o Open Access do Conselho Científico do ERC, no projeto-piloto Open Access da Comissão Europeia (FP7) e no Programa HORIZONTE 2020.

Consulte o Portal OpenAIRE e os recursos disponíveis aqui.

Acompanhe a agenda de iniciativas portuguesas da Open Access Week aqui.



20 de Outubro de 2015




A política de Acesso Aberto da FCT: o que deve saber?
A Política de Acesso Aberto da FCT, aprovada em 16 de janeiro de 2014 e aplicável às publicações resultantes do financiamento concedido no âmbito de concursos lançados a partir de 5 de maio de 2014, obriga à disponibilização dos resultados da investigação científica através da internet em acesso aberto.

A Política de Acesso Aberto da FCT pode ser consultada aqui.

Acompanhe a agenda de iniciativas portuguesas da Open Access Week aqui.



19 de Outubro de 2015




O Depósito Legal de Teses e Dissertações: o que mudou?
A Portaria nº 285/2015 de 15 de setembro, aprova o Regulamento Técnico de Depósito de Teses e Trabalhos de Doutoramento e de Dissertações de Mestrado. Esta Portaria obriga ao depósito de uma cópia digital num repositório da rede RCAAP(Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal).

A Portaria pode ser consultada aqui

Acompanhe a agenda de iniciativas portuguesas da Open Access Week aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário