Avançar para o conteúdo principal

Semana Internacional do Acesso Aberto | 2016


Open Access Week | 2016

A Biblioteca da FCT associa-se, pelo sétimo ano consecutivo, às iniciativas desenvolvidas a nível internacional para assinalar a Open Access Week, de 24 a 30 de Outubro, este ano subordinada ao lema ”Open in Action".

A Open Access Week é promovida pelo SPARC(Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition) desde 2007. Este evento é uma oportunidade para a comunidade académica se familiarizar com os potenciais benefícios do Acesso Aberto, para partilhar experiências e incentivar a um maior envolvimento dos investigadores, ajudando a tornar o acesso aberto uma forma privilegiada de comunicação em ciência.

28 de Outubro de 2016



Portal Ciência Aberta

No âmbito da Semana Internacional do Acesso Aberto, é disponibilizada publicamente a página Ciência Aberta que reúne informação, iniciativas e conteúdos formativos.

Tem como público-alvo todos os agentes envolvidos no sistema científico nacional e a sociedade em geral. Na lógica dos princípios da Ciência Aberta este é um projeto colaborativo, em desenvolvimento, feito para a comunidade e com a comunidade.

A página encontra-se disponível aqui.

Mais informações aqui.

Acompanhe a agenda de iniciativas portuguesas da Open Access Week aqui.

27 de Outubro de 2016
Princípios Orientadores do MCTES no âmbito da Ciência Aberta | Conhecimento para Todos

O Governo através do MCTES elegeu a promoção do conhecimento para todos como pilar do seu programa, estando o MCTES empenhado na elaboração e implementação de uma política nacional de ciência aberta, desempenhando uma posição ativa no debate atualmente em curso no plano internacional e especialmente europeu.

No documento que se segue, encontram-se delineados os princípios orientadores que servirão de base para a implementação de uma Política Nacional de Ciência Aberta assim como algumas metas a curto e longo prazo para a concretização desta Política, disponível aqui.

A Resolução do Conselho de Ministros nº 21/2016, 1ª série – nº70 de 11 de abril de 2016 veio também a proclamar o conhecimento como uma condição determinante para a promoção do desenvolvimento e do bem-estar, considerando o acesso à sua fruição um direito inalienável de todos os portugueses.

O texto integral encontra-se disponível aqui.

Acompanhe a agenda de iniciativas portuguesas da Open Access Week aqui.
26 de Outubro de 2016
30 Days for Science

Esta é uma iniciativa que será levada a cabo por um grupo de investigadores de várias áreas científicas e cujos principais objetivos são: verificar se é possível fazer-se investigação sem recurso a revistas tradicionais baseadas no modelo de subscrição; entender os benefícios da publicação em Acesso Aberto; avaliar o impacto da investigação realizada utilizando os modelos tradicionais no orçamento das Universidades e Bibliotecas.

A iniciativa terá início durante a Semana Internacional de Acesso Aberto e irá decorrer durante 30 dias (24.10.2016 – 23.11.2016). Participe e divulgue!

Mais informações aqui.

Acompanhe a agenda de iniciativas portuguesas da Open Access Week aqui.

25 de Outubro de 2016
Política de Acesso Aberto da FCT: passo a passo para o conhecimento livre

Desde que a sua Política de Acesso Aberto foi aprovada, a FCT, em coordenação com o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e as Instituições de Ensino Superior e de investigação portuguesas, tem vindo a desenvolver um conjunto de funcionalidades que utilizam os seus próprios sistemas de gestão de ciência, o Portal RCAAP, e os inúmeros repositórios institucionais existentes no nosso país, tendo em vista oferecer aos seus beneficiários uma forma simples e eficaz de cumprir com a Política de Acesso Aberto e ao mesmo tempo elevar o número de publicações científicas resultantes do seu financiamento que ficam livremente disponíveis na Internet para consulta e reutilização por qualquer investigador (ou outro) interessado.

Mais informações sobre como cumprir a Política de Acesso Aberto da FCT aqui.

Acompanhe a agenda de iniciativas portuguesas da Open Access Week aqui.

24 de Outubro de 2016

Webinars OpenAire

Durante a Semana Internacional do Acesso Aberto serão realizados vários webinars no contexto do projeto OpenAIRE – Infraestrutura de Acesso Aberto para a investigação na Europa, sobre o Programa HORIZONTE 2020, políticas de Ciência e Aberta, acesso aos dados científicos, entre outros.

Os Webinars podem ser consultados aqui.

O OpenAIRE tem como objetivo apoiar a implementação do Open Access na Europa. Fornece os meios para promover e realizar a adoção generalizada da Política de Open Access, conforme estabelecido nas orientações para o Open Access do Conselho Científico do ERC, no projeto-piloto Open Access da Comissão Europeia (FP7) e no Programa HORIZONTE 2020.

Consulte o Portal OpenAIRE e os recursos disponíveis aqui.

Acompanhe a agenda de iniciativas portuguesas da Open Access Week aqui.

Comentários