Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Semana Internacional do Acesso Aberto | 2016

Open Access Week | 2016


Biblioteca da FCT associa-se, pelo sétimo ano consecutivo, às iniciativas desenvolvidas a nível internacional para assinalar a Open Access Week, de 24 a 30 de Outubroeste ano subordinada ao lema ”Open in Action".

Open Access Week é promovida pelo SPARC(Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition) desde 2007. Este evento é uma oportunidade para a comunidade académica se familiarizar com os potenciais benefícios do Acesso Aberto, para partilhar experiências e incentivar a um maior envolvimento dos investigadores, ajudando a tornar o acesso aberto uma forma privilegiada de comunicação em ciência.


28 de Outubro de 2016


Portal Ciência Aberta 

No âmbito da Semana Internacional do Acesso Aberto, é disponibilizada publicamente a página Ciência Aberta que reúne informação, iniciativas e conteúdos formativos.
Tem como público-alvo todos os agentes envolvidos no sistema científico nacional e a sociedade em geral. Na lógica dos princípios da Ciência Aberta este é um projeto colaborativo, em desenvolvimento, feito para a comunidade e com a comunidade.
A página encontra-se disponível aqui.

Mais informações aqui.  

Acompanhe a agenda de iniciativas portuguesas da Open Access Week aqui.

27 de Outubro de 2016

Princípios Orientadores do MCTES no âmbito da Ciência Aberta | Conhecimento para Todos

O Governo através do MCTES elegeu a promoção do conhecimento para todos como pilar do seu programa, estando o MCTES empenhado na elaboração e implementação de uma política nacional de ciência aberta, desempenhando uma posição ativa no debate atualmente em curso no plano internacional e especialmente europeu.
No documento que se segue, encontram-se delineados os princípios orientadores que servirão de base para a implementação de uma Política Nacional de Ciência Aberta assim como algumas metas a curto e longo prazo para a concretização desta Política, disponível aqui.

A Resolução do Conselho de Ministros nº 21/2016, 1ª série – nº70 de 11 de abril de 2016 veio também a proclamar o conhecimento como uma condição determinante para a promoção do desenvolvimento e do bem-estar, considerando o acesso à sua fruição um direito inalienável de todos os portugueses.
O texto integral encontra-se disponível aqui.

Acompanhe a agenda de iniciativas portuguesas da Open Access Week aqui.

26 de Outubro de 2016



30 Days for Science

Esta é uma iniciativa que será levada a cabo por um grupo de investigadores de várias áreas científicas e cujos principais objetivos são: verificar se é possível fazer-se investigação sem recurso a revistas tradicionais baseadas no modelo de subscrição; entender os benefícios da publicação em Acesso Aberto; avaliar o impacto da investigação realizada utilizando os modelos tradicionais no orçamento das Universidades e Bibliotecas.
A iniciativa terá início durante a Semana Internacional de Acesso Aberto e irá decorrer durante 30 dias (24.10.2016 – 23.11.2016). Participe e divulgue!

Mais informações aqui.


Acompanhe a agenda de iniciativas portuguesas da Open Access Week aqui.

25 de Outubro de 2016

Política de Acesso Aberto da FCT: passo a passo para o conhecimento livre

Desde que a sua Política de Acesso Aberto foi aprovada, a FCT, em coordenação com o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e as Instituições de Ensino Superior e de investigação portuguesas, tem vindo a desenvolver um conjunto de funcionalidades que utilizam os seus próprios sistemas de gestão de ciência, Portal RCAAPe os inúmeros repositórios institucionais existentes no nosso país, tendo em vista oferecer aos seus beneficiários uma forma simples e eficaz de cumprir com a Política de Acesso Aberto e ao mesmo tempo elevar o número de publicações científicas resultantes do seu financiamento que ficam livremente disponíveis na Internet para consulta e reutilização por qualquer investigador (ou outro) interessado.

Mais informações sobre como cumprir a Política de Acesso Aberto da FCT aqui.


Acompanhe a agenda de iniciativas portuguesas da Open Access Week aqui.


24 de Outubro de 2016

Webinars OpenAire

Durante a Semana Internacional do Acesso Aberto serão realizados vários webinars no contexto do projeto OpenAIRE – Infraestrutura de Acesso Aberto para a investigação na Europa, sobre o Programa HORIZONTE 2020, políticas de Ciência e Aberta, acesso aos dados científicos, entre outros.
Os Webinars podem ser consultados aqui.

O OpenAIRE tem como objetivo apoiar a implementação do Open Access na Europa. Fornece os meios para promover e realizar a adoção generalizada da Política de Open Access, conforme estabelecido nas orientações para o Open Access do Conselho Científico do ERC, no projeto-piloto Open Access da Comissão Europeia (FP7) e no Programa HORIZONTE 2020.

Consulte o Portal OpenAIRE e os recursos disponíveis aqui.

Acompanhe a agenda de iniciativas portuguesas da Open Access Week aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário