Avançar para o conteúdo principal

Apresentação da Coleção de Livros | Dos Átomos e das Moléculas



Sobre GILBERT LEWIS

Durante cinco anos, começando na primavera de 1929, passei um ou dois meses por ano em Berkeley como professor visitante em física e em química. Nestas prolongadas visitas a Berkeley tive o prazer de conversar com Lewis durante muitas horas, no seu escritório, na sua casa e na sua casa de campo em Marin County. […]

Gilbert Newton Lewis mostrou ele próprio ser um dos maiores químicos do século XX através do seu trabalho em termodinâmica química e noutros domínios, assim como através da sua formulação do princípio básico da ligação química – a ideia de que a ligação química consiste num par de eletrões mantidos juntos por dois átomos.

Linus Pauling (1984) 

Eu fiquei imediatamente impressionado com a combinação de simplicidade e poder no estilo de pesquisa de Lewis e essa impressão cresceu durante todo o período de tempo em que trabalhei com ele. Ele desprezava aparelhos e medições complexos. Adorava experiências simples, mas altamente significativas. E tinha a capacidade de deduzir o máximo de informação, incluindo dados de equilíbrio e energia de ativação, a partir das nossas experiências elementares. Eu nunca deixei de me maravilhar com o seu poder de raciocínio e a capacidade de planeamento do próximo passo lógico para o nosso objetivo.

Glenn Seaborg (1984)

Sobre LINUS PAULING

Pode dizer-se que, de modo geral, a ideia de Pauling desempenhou um papel essencial no desvendar da estrutura das proteínas. Mas foi mais longe. Rompeu com a limitação imposta pelo cristalógrafos sobre a natureza integral das espiras de uma hélice. Isto levou a uma nova generalização da cristalografia que teria de ter imensas repercussões. Poder-se-á dizer, “Apenas um cristalógrafo poderia ter previsto este desenvolvimento, mas se eles fossem bons cristalógrafos, teriam sido obrigados a rejeitá-la.” Na verdade, a generalização de Pauling abriu caminho para um novo e muito mais vasto reconhecimento de estruturas semi-regulares que são semelhantes à helicoidal.

Desmond Bernal (1968)

A abordagem imaginativa de Pauling, a sua síntese de química estrutural, teórica e prática, a sua capacidade de elaborar uma ampla variedade de observações para comprovar as suas generalizações, e a sua escrita viva juntou os factos soltos da química num tecido intelectual coerente para mim e para milhares de outros alunos pela primeira vez.

Max Perutz (1994)


Sobre DESMOND BERNAL

John Desmond Bernal gostava de dizer que a sua biografia devia ser escrita em quatro cores, em páginas intercaladas, para mostrar as suas diferentes atividades, encaixadas. A tradição oral difere quanto à cor das páginas; preto e branco, certamente para a ciência, vermelho para a política, azul para as artes, roxo ou amarelo para a sua vida pessoal.

[…]

No seu trabalho científico foi um grande pioneiro, cujas ideias e experiências iniciais tornaram possível muitos dos maiores avanços do nosso tempo na compreensão da estrutura e função em física, química e biologia.

Dorothy Hodgkin (1980)

Neste laboratório sempre o vimos como o pai científico do nosso tema. Se não fosse a sua imaginação na forma de pensar sobre o que parecia ser problemas extremamente difíceis, e o encorajamento que deu a Max [Perutz] e Dorothy [Hodgkin] e a outros, pessoas como eu nunca teriam tido a oportunidade de trabalhar em biologia molecular, e teriam sido demasiado tímidos para enfrentarem as questões verdadeiramente interessantes.

Francis Crick (carta dirigida a Bernal; 1969)







Comentários