Avançar para o conteúdo principal

Exposição | Um arco a ser dobrado


Um arco a ser dobrado
(A bow to be bent)
De Hugo Barata
Curadoria: Ana Rito
Inauguração: 9 de abril | 17h
09 de abril a 10 de maio
Sala de Exposições | Biblioteca FCT NOVA

A exposição que Hugo Barata apresenta é constituída por uma instalação realizada especificamente para o espaço da Biblioteca da Faculdade de Ciência e Tecnologia.

O título da mostra é uma expressão retirada do livro Walter Benjamin’s Archive (O Arquivo de Walter Benjamin) onde se apresentam algumas considerações do autor alemão acerca da prosa, nomeadamente em torno das fases criativas musical, arquitectónica e têxtil. Neste texto, descrevem-se transições fluídas, assim como antecipações e regressões na produção do trabalho, sublinhando uma constante abertura à revisão e à incompletude de algumas das suas ideias.

A Bow Being Bent sustenta a pesquisa que Hugo Barata tem vindo a realizar em torno da questão arquivial, e de que forma esta se interpenetra com a prática artística contemporânea. O projecto explora relações inesperadas diluindo distinções entre o ordinário e o precioso, espaço e forma, objecto e obra. Continuando a explorar diálogos com o conceito de Arquivo, o artista torna visível um território a partir do ubíquo, do impessoal e do perceptivo, resistindo a leituras imediatas e sedimentando o impulso narrativo.
 










Comentários