Avançar para o conteúdo principal

Exposição | Cor de luz

Pintura | Instalação | Cor de Luz
Beatriz Brum (curadoria Mário Caeiro)
De 11 jan a 15 fev
Sala de exposições | Biblioteca FCT NOVA


Beatriz Machado Brum nasceu a 14 de fevereiro de 1993, em Ponta Delgada na ilha de São Miguel – Açores. Em 2015 concluiu a Licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha.  Em 2017 conclui o Mestrado em Gestão Cultural e atualmente é Mestranda em Artes Plásticas pela ESAD.CR.

Em 2015 venceu o prémio jovens criadores do Walk&Talk. No ano seguinte participou na exposição colectiva “(5)” I’kletick, Londres, nesse mesmo ano expõe a titulo individual no Hotel Madrid, Caldas da Rainha, com a exposição “Bruma”. Em 2018, participou em algumas exposições da Galeria Oitavo, no Porto, como a “Não é em Paris, é na Oitavo” e “Ciclo Semanal”. Ainda em outubro de 2018 fez parte da exposição "Código Postal 9500 - Três Residentes Artistas: Beatriz BrumJoão Miguel Ramos e Sara Rocha Silva" no Centro Municipal de Ponta Delgada.

O seu trabalho caracteriza-se por uso de técnicas que facilitem e contribuam para a rapidez do processo de concretização das obras. Não se considera um sketcher por isso há uma tendência de procurar formas que já existem, para isso, nos últimos anos tem se interessado particularmente por elementos que origine forma, mas que não tenha propriamente uma cor associada, como a luz e água.



Sem luz não há cor, a cor é criada através da luz. A cor de um objeto altera-se consoante a luz que recebe (luz natural ou artificial). E cada um recebe e reflete essa luz de forma diferente. Nesta exposição podemos ver a luz a ser explorada em duas vertentes, a luz natural que ao ser projetada nos desenhos de parede cria uma imagem atrás dessas imagens, formando assim, caixas de luz natural. No chão, encontramos caixas de luz artificial, em que a luz completa a forma desenhada no acrílico. 

Catálogo















Comentários