Avançar para o conteúdo principal

Ano Internacional da Tabela Periódica os Elementos Químicos (IYPT)






















Sir Martyn Poliakoff, da Universidade de Nottingham, Reino Unido, estará no dia 23 de julho, às 12H00, no Grande Auditório da FCT NOVA, com a palestra “Mendeleev's Gift to Education (and to me)” ( “O Presente de Mendeleiev para a Educação (e para mim”). No dia anterior, a Reitoria da NOVA irá celebrar a sua presença com a Cerimónia de Doutoramento Honoris Causa.

O cientista é reconhecido mundialmente como líder em Química Verde pelas suas contribuições para o desenvolvimento de processos com fluidos supercríticos e foi por sua sugestão que em 2019 se celebra globalmente os 150 anos da Tabela Periódica dos Elementos. Além de todas as suas conquistas profissionais, o químico esteve à frente de vídeos sobre os 118 elementos químicos que já ultrapassaram as 190 milhões de visualizações.

É professor de Química na Universidade de Nottingham, reconhecido Fellow da Royal Society, (Academia de Ciências do Reino Unido) e do Instituto de Engenheiros Químicos (EUA), da Associação Americana para o Avanço da Ciência, da Royal Academy de Engenharia (Austrália), Membro Honorário da Sociedade Chinesa de Química, Fellow Associado e Membro Honorário da Academia Etíope de Ciências, Foreign Member da Academia Russa de Ciências e Doutor Honoris Causa pela Universidade Técnica de Tallinn, Estónia.

Sir Martyn Poliakoff já serviu a sociedade nos seus mais altos cargos e foi Secretário de Relações Exteriores e um dos vice-presidentes da Royal Society, do Reino Unido e da Commonwealth Academy of Sciences, de 2011 a 2016.

A intervenção integra as Elemental Talks on the Periodic Table promovidas pelo Departamento de Química e pela Biblioteca da FCT NOVA no âmbito das celebrações do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT).

A cerimónia de Doutoramento Honoris Causa de Sir Martyn Poliakoff irá decorrer no próximo dia 22 de julho, pelas 11 horas no Auditório do campus de Campolide. Ana Aguiar Ricardo, Presidente do Departamento de Química da FCT NOVA, fará o elogio ao doutorando e Manuel Nunes da Ponte, Professor Catedrático do Departamento de Química da FCT NOVA e recentemente homenageado no Ciência 2019, será o padrinho.

Mantenha-se a par das atividades que a Biblioteca e o Departamento de Química da FCT NOVA prepararam para celebrar os 150 anos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos aqui.



























Oradores da FCT NOVA e Universidade de Aveiro
Dia 5 Junho às 19h


Grande Auditório da FCT NOVA (CGD)


Este evento pretende desafiar o público, despertando o interesse pelo conhecimento dos elementos químicos, as suas propriedades e a forma como fazem parte do mundo que nos rodeia. Neste dia, teremos o prazer de ouvir e interagir com cinco cientistas nacionais de reconhecido mérito, que irão abordar os cinco elementos "Ar", "Água", "Fogo", "Terra" e "Amor", dando a conhecer aos participantes a química destes.





O estímulo intelectual que a Tabela Periódica induziu e provoca e as aplicações tecnológicas que esta arrumação dos elementos químicos permite e permitirá merecem ser festejados. É essa a primeira e mais significativa ideia a sublinhar. A propósito da Tabela Periódica e dos seus 150 anos, tentamos levantar algumas questões de alcance epistemológico, cultural, filosófico e religioso. Por exemplo:
a) A aparente inversão posicional de árgon e potássio face aos respectivos pesos atómicos: leis e princípios em química; a excepção que não implica refutação mas ajuste...
b) Newlands e a lei das oitavas: a sátira sócio-científica e os bastidores da ciência.
c) A Química e a Física na Tabela Periódica: epistemologia de redução à Física ou um movimento top down, com especificidades de complexidade do lado da Química?...
d) Os átomos e o problema metafísico: do radical-naturalismo à ingenuidade místico-científica.

João Carlos de Matos Paiva

Universidade do Porto, Portugal

Professor Associado com Agregação (em Didáctica) no Departamento de Química e Bioquímica e membro da Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O seu principal interesse situa-se nas relações da ciência com outras áreas do saber - nomeadamente poesia, filosofia, religião, divulgação, sociologia e educação. É coordenador do núcleo de "Educação, Ciência, Comunicação e Sociedade" do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP). É Diretor do Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências. É autor de cerca de 30 livros, uma vintena dos quais são manuais escolares.















----*----



No âmbito das celebrações do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT), a FCT NOVA recebe Christopher Brett,Professor de Química na Universidade de Coimbra, que apresentará a palestra “IUPAC and its role in the International Year of the Periodic Table”, a ter lugar dia 20 de fevereiro às 14h00 no Auditório da Biblioteca da FCT NOVA.
Atual Vice-Presidente da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), Christopher Brett é membro do Comité de Organização do IYPT e das comemorações do Centenário da IUPAC, que se celebram durante 2019.
A intervenção, integrada nas Elemental Talks on the Periodic Table promovidas pelo Departamento de Química e pela Biblioteca da FCT NOVA, destaca a importância da Tabela Periódica no avanço do conhecimento e em aplicações tecnológicas.
No mesmo dia, o Professor Christopher Brett inaugura a Tabela Periódica em patchwork, obra resultante do desafio lançado à comunidade da FCT NOVA.
Esteja a par da agenda completa que o Departamento de Química e a Biblioteca da FCT NOVA prepararam para festejar os 150 anos da Tabela Periódica aqui.



















Comentários