Avançar para o conteúdo principal

Exposição | Etérea Natureza


11 de Abril | 17h
Sala de Exposições Biblioteca FCT NOVA

Do catálogo…
A poética da paisagem vem a nós pela poética Natural: o fim desta é o princípio daquela. Ao Poeta transcendental sucede o poeta da arte...
A poética Natural é o princípio da poética romântica do Eu. Oposição à poética clássica, inteligível e social. É imperioso resgatar a natureza da visão ecológica do mundo.
Na poética da Natureza estão as forças que fazem as tuas imagens. A morte e a vida não se opõem, mas já pouca gente se lembra. Esquecer a natureza-morta, descer aos túmulos vazios. Viver embalado pela Natureza.
José Carlos Pereira

Carvão - um dos mais antigos materiais usados na expressão e comunicação plásticas. Excelente recurso na produção de sombras e esfumados. A tinta-da-china complementa e permite realizar, desde estudos rápidos, com linha e mancha, a desenhos mais elaborados, plenos de luz e sombra. 
Dois materiais de eleição na obra de Filipe Romão, que, Pela Estrada Fora, têm mantido Constâncias Lumínicas, sombra e esfumados, permitindo Outros Olharessobre lugares onde nunca estivemos e memórias do que não vivemos... 
José Moura











Comentários