Avançar para o conteúdo principal

Exposição | 98 Almada

EXPOSIÇÃO

98 ALMADA – NATAL NO MUNDO

Alamada … espaço de multiculturalidade e onde se juntam pessoas de 98 nações… Uma instalação (de casas de todo o Mundo) que se iluminam para ser a árvore de Natal da Biblioteca em 2019.

Coordenação Prof. João Silva
De 26 nov a 31 dez
Sala Estúdio | Biblioteca FCT NOVA

A exposição 98 Almada – Natal no Mundo pretende celebrar a diversidade cultural de Almada, significativamente representada pelas 98 nacionalidades que habitam e convivem em Almada, terra hospitaleira, de matriz multicultural, comprometida com o devir dos povos do mundo, num tempo privilegiado de esperança, de paz e de amor universal.
Celebrar caminhos, caminhantes, encontros, diálogos, sonhos vividos, abensonhados. Celebrar os povos, que ousam partir, celebrar os povos que ousam acolher, celebrar todos os que ousam construir futuro (s), aproximar mundo (s), envolver gente (s), desenvolver comunidade (s), em valores de cidadania e geografias de afetos. 98 ALMADA – NATAL NO MUNDO busca ressignificar um tempo de encontro, de (re) nascimento, de comunicação e de expressão, de memórias e de sentidos, de TransFormAção.
98 ALMADA – NATAL NO MUNDO reconfigura, em formas e cores, lugares-comuns, habitados de luz, entre o céu e a terra. Humaniza relações (inter)pessoais, valoriza quem se conhece, desconhece, quer conhecer, reconhecer. 
98 ALMADA – NATAL NO MUNDO questiona a necessidade de construir pontes em si para chegar ao outro, aos outros, por via da palavra, da escuta, da partilha de mundividências.
98 ALMADA – NATAL NO MUNDO desafia cada um a ser, a acreditar, a respeitar, a promover a dignidade humana. Redesenha, reinventa e potencia modos de ver, sentir e agir, na afirmação entre narrativa, imagem, silêncio.
Graças às crianças do AE Miradouro de Alfazina que ousaram fazer parte da vida de tantas vidas. Crianças pensantes, atuantes, de mãos dadas à imaginação e à curiosidade. Crianças que convidam a reinventar o mundo que está sendo….

Exposição 98 ALMADA – NATAL NO MUNDO
Autoria: João Silva
Parceiros: AE Miradouro de Alfazina – alunos de diferentes níveis de ensino
                 Biblioteca FCT – NOVA- Campus Caparica
                 Almada Mundo Associação Internacional de Educação, Formação e Inovação









Comentários