Avançar para o conteúdo principal

Exposição | OVNI – OBJECTOS VISUAIS DO NEPAL E DA ÍNDIA



OVNI STATION

OVNI – OBJECTOS VISUAIS DO NEPAL E DA ÍNDIA
Jan 16 a 24, 2020
Sala Estúdio | Biblioteca FCT NOVA
Finissage 24 jan às 15h

Sinopse 

Box de Cultura Visual da Índia e do Nepal.
Por Koshal Hamal (em colaboração com Filipe Garcia e alunos da ESAD.CR).
As imagens, desenvolvidas a partir de técnicas de colagem e assemblagem, reflectem uma possível síntese do Projecto OVNI. São apresentadas imagens da Tradição, de Arte Contemporânea, de Cultura Visual através dos tempos, e finalmente de Fotografia contemporânea, tudo orquestrado por forma a compreender-se, de forma intuitiva, temas essenciais para um diálogo produtico etre Oriente e Ocidente, desde logo tendo em conta problemas de tradução. Por outras palavras, é uma cápsula, não do tempo, mas sem tempo, no inetrir da qual se experiencia imerivamente o conceito do Projecto OVNI.

PARCERIA

Notícia sobre Prémio com que o artista foi recentemnete galardoado:



Ficha Técnica
Coordenação: José Moura – FCT-UNL 
Artista: Koshal Hamal – Tribhuvan University, Kathmandu, INDIA
Curadoria: Mário Caeiro – ESAD.CR
Colaboração: Filipe Garcia e estudantes de Design de Comunicação
Programação e Produção Cultural da ESAD,.CR (3.º ano)
Designer Ricardo Almeida
Photo promocional

Photo Credit: Kareema Joshi and Milan Gurung









REALIZADOS no âmbito do projecto OVNI – Objectos Visuais do Nepal e da Índia – aqui se revelam peças desenhadas e produzidas pelos alunos do 3.o ano da Licenciatura em Design Gráfico e Multimédia da ESAD.CR, Instituto Politécnico de Leiria, no âmbito da disciplina de Gestão de Projecto. São dispositivos de tradução intercultural, dedicados às diferenças e semelhanças, bem como às continuidades e descontinuidades, entre as culturas do Ocidente e o Oriente. Estes experimentos constituem um esforço para demonstrar o potencial de tensões criativas entre culturas visuais e de projecto específicas:
Nepal/Índia, Índia/Portugal, Nepal/Portugal, Banaras/Caldas da Rainha, Kathmandu/Caldas da Rainha, Tradição/Arte Contemporânea e Arte/Design. Noutro plano, exprimem tensões criativas como tradição/modernidade, criação/mediação, pensamento/performance e finalmente arte/viagem.
Em função das estéticas e tecnologias exploradas, os conteúdos da presente mostra encontram-se organizados em quatro núcleos:
CENAS [C], 2D [2D], HAPPENING [H] e RGB :[RGB].

ORGANIZAÇÃO/PRODUÇÃO
ESAD.CR | IPL
Museu José Malhoa | Direcção Regional de Cultura do Centro

C o m u n i d a d e   e s c o l a r   e n v o l v i d a

Coordenação da Licenciatura em Design Gráfico e Multimédia da
ESAD.CR
Paulo Silva

Coordenação pedagógica do Projecto OVNI
Mário Caeiro

Turmas da Licenciatura em Design Gráfico e Multimédia da ESAD.CR
2019/2020
Disciplina de Gestão de Projecto

Agradecimentos especiais
Prof. José Moura | FCT-UNL

PROJECTO OVNI
DURANTE os meses de Novembro e Dezembro as cidades de Caldas da Rainha, Lisboa e Almada receberam uma visita inusitada: artistas originários da Índia e do Nepal juntaram-se a criadores portugueses para celebrar a Viagem, o Oriente e em especial a magia de duas cidades míticas: Kathmandu e Varanasi. Chegaram do Nepal os artistas Ashmina Ranjit – representante do artivismo no feminino – e Koshal Hamal – valor emergente da Arte Contemporânea focada nas questões da apropriação. Da Índia chegou Suresh K. Nair, the dancing painter, baseado em Varanasi, reconhecido pelos seus murais de grandes dimensões.
O evento apresentou ainda uma obra de texto em ambiente urbano por Shazeb Arif S., residente em Mumbai, realizada colaborativamente com estudantes e residentes em Caldas da Rainha. Completaram o programa expositivo os artistas portugueses Cristina Ataíde, Pedro Bernardo, Filipe Garcia, JoH e Pauliana Valente Pimentel – todos tendo em comum o facto de terem visitado as cidades de Kathmandu e Varanasi, dessa viagem guardando uma memória de gratidão.

OVNI – OBJECTOS VISUAIS DO NEPAL E DA ÍNDIA é um projecto internacional de diálogo estético com o Oriente. Iniciativa da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha | Instituto Politécnico de Leiria e do Museu José Malhoa, em Caldas da Rainha, o evento, de âmbito pedagógico, reúne Turmas do 3.o ano das Licenciaturas em Design Gráfico e Multimédia e Programação e Produção Cultural e realiza-se com o apoio da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, da União das Freguesias de Caldas da Rainha – N.a Sr.a do Pópulo, Coto e S. Gregório –, dos Silos Contentor Criativo, da Associação Renovar a Mouraria, da Biblioteca da FCT-UNL e da Fundação Oriente, contando com parcerias diversas de acordo com os vários momentos da programação. De uma forma muito sucinta e intuitiva, o processo criativo e de produção gerou um programa de exposições, conferências, palestras, masterclasses, aulas abertas e intervenções urbanas em Caldas da Rainha e Lisboa. E agora em Almada.
A exposição destaca a produção, pelos alunos de Design Gráfico e Multimédia, de ‘objetos de tradução’ intercultural. Estabelece-se assim uma relação integrada entre arte e viagem, criação e mediação, pensamento e performance celebrando-se, num registo de partilha de patrimónios, saberes e horizontes, as águas sagradas de duas cidades:
Caldas da Rainha e Varanasi.




24JAN_20 | 15:00
Biblioteca da FCT-UNL Campus de Caparica | Almada

O Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e o Diretor da Biblioteca têm o prazer de convidar V. Exa. para a finissage da exposição/instalação OVNI STATION – OBJECTOS DE TRADUÇÃO, realizada por discentes da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha | Instituto Politécnico de Leiria com coordenação pedagógica do Professor Mário Caeiro, a decorrer dia 24 de Janeiro, pelas 15:00, na Sala Estúdio da Biblioteca da FCT NOVA, Campus de Caparica.


OVNI – OBJECTOS VISUAIS DO NEPAL E DA ÍNDIA é um projecto internacional de diálogo estético com o Oriente. Iniciativa da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha | Instituto Politécnico de Leiria e do Museu José Malhoa, em Caldas da Rainha, o evento, de âmbito pedagógico, reúne Turmas do 3.º ano das Licenciaturas em Design Gráfico e Multimédia e Programação e Produção Cultural e realiza-se com o apoio da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, da União de Freguesias de Caldas da Rainha – N.ª Sr.ª do Pópulo, Coto e S. Gregório –, dos Silos Contentor Criativo, da Associação Renovar a Mouraria, da Biblioteca da FCT-UNL e da Fundação Oriente, contando com parcerias diversas de acordo com os vários momentos da programação.

Entrada livre. Será servido um beberete.

Comentários