Desafiámos Paulo Guilherme Santos, a viver em Pittsburgh (EUA) como estudante visitante na CMU, no âmbito de uma bolsa Fulbright, a fazer um diário fotográfico da sua estada na cidade. Periodicamente partilharemos as fotografias que nos enviar, ao ritmo da sua disponibilidade, da sua vivência da cidade e da experiência académica, no instagram e facebook da Biblioteca.
Paulo Guilherme Santos é estudante de Doutoramento na FCT-NOVA e na Universität Tübingen (Alemanha). A sua área científica é a Lógica Matemática, mais concretamente a teoria da demonstração. Neste momento encontra-se em Pittsburgh como estudante visitante na CMU, no âmbito de uma bolsa Fulbright.
Esta iniciativa insere-se nos 10 anos do American Corner da Biblioteca da FCT NOVA.
Diário Fotográfico de um Fulbrighter (1)
A Learning Cathedral é um edifício monumental dos anos 30 do séc. XX e é o centro nevrálgico da Pittsburgh University. É de realçar os traços de neo-gótico e de vários apontamentos de Art Deco; é um deleite ter um edifício desta magnitude dedicado ao conhecimento.
Pittsburgh é uma cidade incontornável para os amantes de Art Deco, este edifício é um excelente exemplo desse estilo arquitectónico.
Diário Fotográfico de um Fulbrighter (2).
Vitral da Saint Paul’s Cathedral, uma das muitos igrejas de Pittsburgh (esta, curiosamente, é católica).
Uma das naves laterais da Saint Paul’s Cathedral.
Diário Fotográfico de um Fulbrighter (4).
Este fim-de-semana consegui visitar o Carnegie Museum of Natural History. Este museu tem o primeiro fóssil de Tyrannosaurus rex a ser encontrado e reconhecido cientificamente. O fóssil em causa pode ser observado na foto e foi descoberto por Barnum Brown em 1902.
Diário Fotográfico de um Fulbrighter (5)
Esta semana visitei o Carnegie Museum of Art. Nesta foto está a seguinte pintura: “Wheat Fields after the Rain (The Plain of Auvers)”, 1890; Vincent van Gogh.
Diário Fotográfico de um Fulbrighter (6)
Diário Fotográfico de um Fulbrighter (7)
Stop—tal como a situação retratada na foto, também a pandemia nos tem desafiado a parar e encontrar caminhos alternativos. A cidade de Pittsburgh começa a reabrir aos poucos, em particular a CMU.Diário Fotográfico de um Fulbrighter (8)
Os “School bus” são reconhecíveis a uma grande distância e são, claramente, um dos ícones Americanos.
A Primavera já chegou a Pittsburgh! Estas flores são muito comuns na cidade, podem ser observadas em muitos canteiros.
Este é mais um excelente exemplar de Art Deco na cidade de Pittsburgh, neste caso trata-se do “Medical Arts Building”.
Várias igrejas têm as suas fachadas decoradas com flores, normalmente roxas em referência à Páscoa.
Diário Fotográfico de um Fulbrighter (9)
Passeio numa das galerias do museu de história natural.
Forbes Avenue, com a CMU do lado direito.
A electricidade faltou no meu bairro, Shadyside, devido ao vento forte. Na fotografia pode-se ver a equipa de reparação.
Com a chegada da Primavera, há cada vez mais estudantes a trabalhar e jogar ao ar livre.
Diário Fotográfico de um Fulbrighter (10)
Os dias de Primavera convidam à prática de exercício físico nos campi de Universidades Americanas, em particular na CMU.
Apesar da Primavera já ter chegado, houve um dia em que nevou, oferecendo um contraste entre o branco e as cores mais primaveris.
Uma foto que ilustra o passado industrial de Pittsburgh.
Diário Fotográfico de um Fulbrighter (11)
Tive a muito generosa oportunidade de tomar a Vacina da J&J para a COVID-19. Foi com muita admiração que eu, enquanto pessoa que não é cidadão Americano, o consegui fazer; toda esta actuação faz uma grande diferença no combate à doença. Existe um plano de vacinação muito intensivo e todos os excedentes de vacinas são aproveitados.
Sala de repouso para controlar os primeiros 15 minutos após a toma da vacina.
Voltei a fotografar este caminho, agora sem neve!
Um dos enormes corredores do Giant Eagle (cadeia de supermercados de Pittsburgh).
Diário Fotográfico de um Fulbrighter (12)
Um caminho primaveril com túlipas.
Com a chegada da Primavera e com o grande investimento que tem sido feito na vacinação, vêem-se cada vez mais pessoas nos parques.
Um dos muitos cartazes que se encontram pelo Shadyside; de forma geral, na América, os bairros das várias cidades são muito unidos e discutem os vários assuntos que preocupam os habitantes, existe uma participação cívica bastante forte.
Diário Fotográfico de um Fulbrighter (13)
Phipps Conservatory and Botanical Gardens é um dos locais românticos de Pittsburgh. Nesta foto vêem-se alguns dos muitos casais que aproveitam a atmosfera criada pela jardim botânico.
The Fence é um dos ícones da CMU e detém o recorde do Guinness de objecto mais pintado. Nesta foto está pintada com as cores da CMU. O edifício por detrás da Fence é a Hunt Library.
Diário Fotográfico de um Fulbrighter (14)
Pittsburgh foi uma cidade altamente industrializada, sendo de realçar o importante contributo que dava para a indústria do aço. Nesta foto pode-se observar uma das várias fábricas de Pittsburgh (esta ainda em funcionamento).
Diário Fotográfico de um Fulbrighter (1) Final
Terminou o desafio feito a Paulo Santos para fazer um diário fotográfico e partilhar a sua experiência e vida em Pittsburgh.
As fotos marcam a despedida e a chegada a Lisboa.
Comentários
Enviar um comentário