Avançar para o conteúdo principal

“Se os livros fossem proibidos”

 

A Biblioteca da FCT NOVA, inaugurou as novas instalações em setembro de 2006. Desenvolvendo uma ideia original de um espaço “para lá dos livros”, as múltiplas facetas de atividades desenvolvidas criaram, desde há 15 anos, elos fortes com o Campus e a Comunidade.

Há 10 anos (2011), a Biblioteca passou a integrar um projeto colaborativo com outras 5 Bibliotecas nacionais no âmbito de um protocolo com a Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa, denominado American Corners.

Desta parceria surgiu o FCT FabLab inaugurado há 5 anos (2016), um espaço de excelência e inovação.

15, 10, 5 anos de celebrações”. Um filme curto que conta uma pequena história de criatividade e que une os 3 eixos em celebração (Biblioteca, American Corner e FCT FabLab).



Se os livros fossem proibidos” é um relato/reflexão com guião de José Moura e António Abernú. Uma criação-vídeo que resulta de uma reflexão sobre a importância dos livros no nosso quotidiano e como podem ser veículos de censura e repressão. Este relato/reflexão fala da liberdade embebida na palavra escrita. 

O guião retoma e relembra a primeira exposição criada para o espaço expositivo da Biblioteca “Censura da Memória”, onde se falou de bibliotecas, livros e autores destruídos e proibidos ao longo da história da humanidade, um tema que tão bem se coadunava (por oposição) ao momento em que inaugurávamos o novo espaço da Biblioteca da FCT, com o augúrio de criar algo de novo e onde se “gritassem” palavras de cultura, imaginação, diversidade e liberdade de expressão.





Comentários

  1. Tanta riqueza neste vídeo! Parabéns a vos e a Biblioteca! Só uma nota: é pena que as imagens de livros não passem mais lentamente para bem apreciarmos..Leonor Osorio

    ResponderEliminar

Enviar um comentário