Avançar para o conteúdo principal

Exposição Coletiva | Na Margem

 



22 Out a 15 Dez
IMARGEM Artistas Plásticos Almada

Fizemos 39 anos. Somos a 2ª associação de artistas plásticos mais antiga do país e ainda em funcionamento. Foi-nos reconhecida a Utilidade Pública desde 1997. Em 2007 foi-nos atribuída a Medalha de Prata Cidade de Almada. A maturidade atingida pela experiência, ao longo deste tempo, permite-nos ousar um desenvolvimento só contido pela realidade presente. Durante este percurso muitas mudanças e adaptações foram tendo lugar.

Participamos regularmente em exposições que acontecem na cidade ou fora dela, sempre com o intuito de contribuir para o desenvolvimento dos nossos artistas, da fruição do público e da partilha de experiências. Se por um lado, incentivamos o respeito pela produção individual e mais intimista, por outro, acreditamos que a interligação entre artistas e com o meio envolvente é, ainda mais, na atualidade, a opção certa para a evolução individual e para dar corpo a projetos que, só com apoios e conjugação de

vontades, poderão atingir a possibilidade de concretização e a dimensão desejada como é exemplo a Bienal de Desenho de Almada-Prémio Pedro de Sousa que organizamos ou as parcerias que temos criado.

As exposições na galeria da Imargem são 14 por ano. Dividem-se em exposições coletivas e, dentre estas destacamos a Exposição Internacional de Vidro, que teve este ano a sua 11ª edição, resultado de um trabalho continuado com a Unidade de Investigação do Vidro e Cerâmica para as Artes (Vicarte), sita na FCT.

As exposições Diálogos, na sua III edição, implicam o pensar sobre a obra de outro artista e sobre ela produzir, são por nós consideradas muito interessantes e a reproduzir, pelo desafio que é imposto, quer pelo sentir do outro, quer pelo uso de novos materiais. Há, ainda, exposições de associações de artistas convidados, que pela sua generosidade, nos permitem ter conhecimento do que outros, com o mesmo estatuto fazem e de como podemos melhorar e exposições de apresentação dos trabalhos produzidos na Formação, uma mostra do que se faz e como se faz, que pretende valorizar quem se esforçou por aprender.

As exposições individuais dividem-se entre as de artistas, por nós convidados e a cuja obra reconhecemos mérito, a de associados ou a de auto propostos que pretendem partilhar os resultados do seu trabalho com os seus pares e com o público. A nossa agenda expositiva está preenchida até final de 2023.

Temos parcerias com várias entidades ligadas à cultura, ousando sonhar que conseguiremos interligar as nossas aprendizagens, adquiridas no desenvolver dos projetos, para potenciar os resultados do esforço do nosso trabalho e uma maior visibilidade tão necessária à atividade artística.

Conseguir uma maior participação de jovens e da comunidade envolvente são ideias que acarinhamos. Damos especial importância à formação, que tem acontecido nas áreas do Artes Plásticas, Cerâmica, Desenho, Gravura, Fotografia, Serigrafia e Tecelagem.

A reflexão, a experimentação e a partilha são práticas que permitem a evolução do processo criativo e a coabitação de diversas formas de expressão. Estes são elementos que têm contribuído para a continuidade e o desenvolvimento da Imargem. Assim queremos continuar.

À FCT, por nos ter recebido, a nossa gratidão e reconhecimento, tentando que a colaboração continue e que o público possa usufruir do resultado do esforço comum.

 

imargem.arte@gmail.com                                                         Fernanda Guerreiro

212731272                                                                          Presidente da Direção

                                                                                                      Outubro de 2021

 

 
 









Comentários