Avançar para o conteúdo principal

Dia Nacional da Cultura Científica


 

Palestra “A mulher na química: dois milénios de história” | João Paulo André

Apresentação do livro “Irmãs de Prometeu - A química no feminino” de João Paulo André


PROGRAMA | 16H00

Boas-Vindas

José Moura | Diretor Biblioteca FCT NOVA

José Alferes | Diretor da FCT NOVA


Momento 1

Palestra

A MULHER NA QUÍMICA: DOIS MILÉNIOS DE HISTÓRIA

João Paulo André


Momento 2

Apresentação do livro

IRMÃS DE PROMETEU – A QUÍMICA NO FEMININO

de João Paulo André


Ana Carneiro | FCT NOVA

Carlos Fiolhais | U Coimbra

Com a presença do autor


A MULHER NA QUÍMICA: DOIS MILÉNIOS DE HISTÓRIA

É um facto que para a entrada em pleno da mulher na ciência foi necessária a sua admissão nas instituições de ensino superior, no que os Estados Unidos da América foram pioneiros por terem sido a primeira nação do mundo ocidental a estabelecer um sistema de ensino universal que facilitava o acesso das raparigas aos colleges. Assim, considerando a sua chegada tardia às faculdades, foram raras as mulheres que tiveram contribuições científicas de relevo – em particular nas ciências físicas - até à triunfal entrada em cena de Marie Curie, pelo menos segundo uma perspetiva mais tradicional da história da ciência. Contudo, os historiadores, valorizando igualmente a capacidade de saber fazer, têm prestado nos últimos anos uma crescente atenção à intensa e longa participação da mulher nas chamadas artes químicas.

De Maria, a Judia, alquimista de Alexandria dos primeiros séculos na nossa era, a Carolyn Bertozzi, galardoada com o Nobel da Química em 2022, esta palestra evoca várias das figuras femininas que, tantas vezes por percursos escondidos, fizeram a Química.


IRMÃS DE PROMETEU – A QUÍMICA NO FEMININO (Gradiva)

É a obra mais recente de João Paulo André, fruto da investigação que efectuou no Science History Institute e na Universidade da Pensilvânia, em Filadélfia, coloca em evidência as mulheres que fizeram a Química.

O seu primeiro livro, Poções e Paixões - Química e Ópera, publicado pela Gradiva, teve também edição em braille e em formato áudio, pela Biblioteca Nacional de Portugal, integra o Plano Nacional de Leitura.


NOTA BIOGRÁFICA

João Paulo André, licenciado em Química pela Universidade de Coimbra e doutorado pela Universidade de Basileia, é desde 1999 Professor Auxiliar do Departamento de Química da Universidade do Minho.

A par da docência e da investigação tem mantido uma intensa atividade de divulgação da ciência, centrada nas suas relações com a música, a arte e a literatura.


SOBRE O DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA

O Dia Nacional da Cultura Científica comemora-se em Portugal por volta de nov 24, desde 1996, por iniciativa do Professor Mariano Gago. Neste dia nasceu Rómulo de Carvalho (1906), o Professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino da ciência e da cultura científica no nosso país. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.

A Biblioteca da FCT NOVA, cedo se associou a esta data, celebrando o Professor / Poeta mas também figuras da cultura e ciência ou temas de grande relevância e alguns de grande preocupação.


Folheto




Comentários