Avançar para o conteúdo principal

Exposição | Ensaios FotoGráficos | ImaginArte





Inauguração:  9 novembro às 17H

Curadoria: José Guimarães e José Moura

Unidos pelas diferenças, os ensaios fotográficos expostos formam um conjunto de singularidades manifestadas em simetrias, contrastes, reflexos e com- posições geométricas que partilham diferentes energias cromáticas, mas uma comum disrupção com o óbvio.

O prisma a partir do qual cada autor manifesta a sua interpretação da realidade observada, proporciona a representação de elementos, que, quando extraídos do contexto e circunscritos pelo enquadramento adotado, reproduzem novos planos, sugerindo grafismos que parecem negar a lógica e remeter-nos para o abstracionismo.

Estes novos formatos visuais resultantes da invocação imaginativa substituem o conforto do expectável, pelo reconforto da reinterpretação, incitando à liberdade de pensamento com base na interrogação.

Essa emancipação reflexiva inerente à aceção das expressões artísticas em geral e abstracta em particular reconfigura os significados pré-estabelecidos e desafia o observador a aceitar que o atributo se pode encontrar separado da imagem, encontrando-se livre para ser enquadrado por cada um na medida dos seus sentidos.

João J. Monteiro

Fotógrafos

A Marques da Silva, Bernardete Couto, Conceição Arsénio, Gregório Cabrita, Isabel Azevedo, João Torres, José Barata, José L. Guimarães, Luís Alves, Luzia Lourenço, Maria José Rafael, Patrícia C. Teixeira, Sónia Cabrita

Texto

João J. Monteiro

Curadoria

José L. Guimarães | José Moura

Biblioteca NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA

José Moura, Ana Alves Pereira, Ana Roxo, Ricardo Pereira Design: Ricardo Almeida

http://www.biblioteca.fct.unl.pt/ 

http://bibliotecaunl.blogspot.com/ 

https://www.facebook.com/BibliotecaFct

Cartaz aqui.










Comentários