Avançar para o conteúdo principal

Exposição | À Descoberta do Vidro: da Ciência à Arte


29 novembro 2022 a 24 fevereiro 2023

Andreia Ruivo

O vidro é um material versátil que tem acompanhado a humanidade aos longo da história. Além das características únicas do vidro, como transparência e brilho, também é facilmente reciclável. As vantagens de usar materiais como o vidro, com alta durabilidade, alto grau de reciclagem e desenvolvidas a partir de matérias-primas baratas, como silicatos, colocam o vidro como uma solução ideal para alcançar um futuro mais sustentável.

Produzida pela Unidade de Investigação Vidro e Cerâmica para as Artes, esta exposição explora o vidro como material e as suas propriedades. No âmbito do ano Internacional do Vidro de 2022 reúne um leque de expositores que pretende responder a diferentes questões tais como o que é o vidro, qual a sua composição e temperaturas de fusão utilizadas para o produzir. A interação da luz com o vidro é demostrada através de diferentes formas, desde a interação da luz com um prisma, a vidros dicroicos e vidros luminescentes. Diferentes exemplos da aplicação de materiais vítreos em objetos artísticos são também apresentados. 

Venha conhecer mais sobre este material enigmático.

Coordenação da Exposição
Andreia Ruivo
Susana Coentro
Márcia Vilarigues

Com a colaboração
António Pires de Matos, Alexandra Rodrigues, Ana Pinheiro, Anna Cristoforetti, Carla Machado,  Catarina Santos, Catarina Viola, Cremilde Rodrigues, Inês Coutinho, José Luis Liberato, Mário Bandiera, Marjolaine Cornu, Paul Van Laar, Robert Wiley, Umberto Veronesi.

Biblioteca NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA
José Moura, Ana Alves Pereira, Ana Roxo, Ricardo Pereira
Design: Ricardo Almeida

biblioteca.fct.unl.pt
bibliotecaunl.blogspot.com
facebook.com/bibliotecafct
instagram.com/bibliotecafctnova

https://vicarte.org/
facebook.com/vicarteglass.o­cial
instagram.com/vicarte_glassceramics/









Comentários