Avançar para o conteúdo principal

Cineclube 2023


Dia 7 de novembro | Auditório da Biblioteca | 17:00 | Entrada gratuita

Sinopse:
Jake e Kyra vivem com Mika, a sua filha adotiva, e Yang, um androide que ocupa o lugar de irmão mais velho e companheiro da menina. Um dia, Yang deixa de funcionar e Mika fica muito triste. Preocupado, o pai faz de tudo para o recuperar, não desistindo mesmo quando o fabricante o aconselha a substituí-lo. Ao levá-lo a um especialista, Jake descobre que Yang tem uma série de momentos que viveu gravados na sua memória. Ao analisá-los, toma consciência de um lado totalmente desconhecido de Yang e da sua vida. O filme ganhou o Prémio Alfred P. Sloan, no Festival de Cinema de Sundance, em 2022.
 
Realizador: Kogonada
Atores: Colin Farrell e Justin H. Min
 
Saiba mais sobre o filme aqui.


------X------


Dia 3 de outubro | Auditório da Biblioteca | 17:00 | Entrada gratuita

Sinopse:
A Professora de Literatura Vivian Bearing, especialista no poeta britânico John Donne (c.1571-1631), passou a sua vida adulta a contemplar a religião e a morte como temas literários. Diagnosticada com um cancro dos ovários em estado avançado, aceita submeter-se a um tratamento experimental agressivo. Confrontada com a morte, Vivian reflecte sobre a sua vida e a sua condição de paciente, submetida a médicos, investigadores e enfermeiros. O filme é a adaptação da peça de teatro homónima que venceu o Prémio Pulitzer de Teatro, em 1999.
 
Realizador: Mike Nichols
Atores: Emma Thompson, Christopher Lloyd
 

------X------


Dia 6 de Junho | 17:00 | Auditório Biblioteca | Entrada gratuita

Sinopse:
Paul, um adolescente problemático, deixa a sua pequena cidade do interior dos Estados Unidos para viver com uma prima em Nova York.
Mas, quando ele chega à grande cidade, ninguém o recebe. Sem alternativas, vive como um sem-abrigo e começa a fazer serviços ilegais para se sustentar. Um dia, descobre o mundo das "Kiki Ball", uma festa/concurso de dança organizado por pessoas negras LGBTQ.
Num desses eventos conhece Wye, uma rapariga por quem se apaixona. À medida que se conhecem melhor, Paul descobre algo sobre Wye que põe em causa a sua relação.
O filme estreou no Festival de Cannes, secção Un Certain Regard, em 2019.

Realizador: Danielle Lessovitz
Duração: 101’
Data: 2019
País: EUA/França


------X------
 

Desde 2011, a Biblioteca da FCT NOVA organiza um CineClube anual, no Auditório da Biblioteca FCT NOVA.
Em 2023, contamos com a colaboração do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT).
O CineClube é um espaço que tem privilegiado, ao longo dos anos, momentos destinados a ver e falar de filmes, uns do nosso imaginário e outros que temos vindo a descobrir em conjunto com o público (de dentro e fora do Campus).
As sessões terão uma introdução e um debate com convidados depois do filme. O ciclo deste ano tem como tema Inclusividade, e será sempre às 17h, às terças-feiras, nas datas indicadas.
Entrada Gratuita.


Dia 9 de Maio | 17:00 | Auditório Biblioteca | Entrada gratuita

Sinopse:

O oceano contém toda a história da Humanidade, as vozes da terra e as que vêm do espaço. A água é também a maior fronteira do Chile e guarda o segredo de dois botões que foram encontrados nas suas profundezas. Com 2670 milhas de costa, do Chile faz parte o maior arquipélago do mundo, assim como paisagens que vão desde vulcões, até montanhas e glaciares. Também aí se ouvem as vozes dos indígenas da Patagónia e dos seus descendentes, dos colonizadores que destruíram a sua terra, e dos prisioneiros políticos do ditador Augusto Pinochet. Alguns dizem que a água tem memória. Este filme mostra que também tem voz. O filme ganhou o Urso de Prata para melhor argumento, no Festival de Cinema de Berlim, em 2015.

Realizador: Patrício Guzmán
Duração: 82’
Data: 2015
País: Chile




------X------


Sinopse:

Srinivasa Ramanujan nasceu na Índia em 1887, quando esta ainda era uma colónia britânica. Com capacidades acima da média, estuda matemática mais avançada por iniciativa própria, mesmo depois de perder a sua bolsa de estudos, mas acaba a trabalhar como um simples contabilista. Em 1913, envia uma carta com as suas pesquisas para o grande matemático inglês G. H. Hardy. Impressionado com o seu intelecto, Hardy convida-o a ir para a Universidade de Cambridge, em Inglaterra. Nela, Ramanujan descobre um mundo onde se pode dedicar à investigação, mas também o cepticismo e racismo dos professores e dos seus colegas. O filme é baseado na história verdadeira do matemático Ramanujan, o primeiro indiano a ser aceite como investigador no Trinity College da Universidade de Cambridge.

Realizador: Matt Brown
Actores: Dev Patel, Jeremy Irons, Stephen Fry
Duração: 108’
Data: 2015

País: UK


------X------



Sinopse:
Ada é uma rapariga de 17 anos que está prometida ao rico Omar. Mas Ada está apaixonada por Souleimane, um jovem que trabalha como pedreiro na construção de um prédio futurista à beira-mar, num subúrbio de Dakar, no Senegal. Cansados das condições miseráveis em que vivem, Souleimane e outros trabalhadores resolvem partir e procurar uma vida melhor na Europa, mas algo corre mal e o grupo desaparece no mar. A partir dessa altura, Ada começa a ser assaltada por visões que lhe dizem que Souleimane não terá morrido. O filme venceu o Grande Prémio do Festival de Cannes, em 2019.

Realizador: Mati Diop
Actores: Mame Bineta Sané, Amadou Mbow
Duração: 106’
Data: 2019

País: França/Senegal/Bélgica






Comentários