Avançar para o conteúdo principal

Exposição | Sentido

 


Artes e Religiões / Significados e Sentidos da Vida...

As Artes sempre foram parte integrante das religiões, nas suas múltiplas vertentes. Imagens, esculturas, pinturas, objetos e símbolos unem-se a danças cerimoniais, cânticos, hinos e melodias que, no seu conjunto, acompanham rituais em templos e demais locais de culto, apresentando-se como poderosos auxiliares de oração e meditação.

Na Sala de Exposições da Biblioteca da FCT NOVA, múltiplas e variadas representações de pequena dimensão, contrastam com o espaço imenso, celebrando figuras de Deuses e seres inspirados pela Cosmologia Maia presente no texto sagrado “Popol Vuh”. Contado como história neste catálogo (mas que não é uma mera história), o livro recolhe uma lista de normas de conduta - à semelhança da Bíblia -, descrevendo as origens da Civilização Maia, indicando uma série de normas e conselhos, com vista a perpetuar a Cultura Maia e a viver de forma respeitosa e equilibrada com o planeta Terra.

Rosa Baptista, num trabalho inovador e muito diferente daquilo a que nos tem habituado, recria, neste espaço expositivo, todo um universo povoado de muitas representações (desenhos, objetos, esculturas) inspiradas no texto sagrado dos Maias. A artista interliga religião e arte, não ficando meramente como espectadora ou autora ausente. Pelo contrário, a sua presença é constante e revela-se na preocupação em discutir, com sentido crítico, o(s) significado(s) e sentido(s) da vida, por vezes “divertindo-se” com os textos que lhe serviram de inspiração. A exposição lembra (e interroga) as ligações Artes / Religiões, permitindo múltiplas discussões do(s) significado(s) / sentido)(s) da vida, transcendendo a dimensão humana.
 
José Moura
Diretor Biblioteca
Abril 2023

When Art is Religion and Vice Versa. Six Perspectives on the Relationship between Art and Religion, Frank G. Bosman, Volume 18 (2020) - Issue 3, “In Footsteps of the Divine Artist. On the Religious and Spiritual Dimension in Art”. Editors: Wessel Stoker and Frank G. Bosman, Open AccessDOI: https://doi.org/10.2478/perc-2020-0013

Catalogo aqui.












Comentários