Avançar para o conteúdo principal

Exposição | Piso 3 - A Pequena Grande Utopia

 


14 Set a 25 Out | Sala Exposições




Atravessar o Piso 3

Quando o indivíduo se quer libertar do fantasma do real, o real ilusório do quotidiano social, dá-se a tentativa da imersão no Real, ou o Big Other, o melhor exemplo deste acontecimento é quando se perde tempo a imaginar que algo horrível nos acontece. Onde a nossa posição de equilíbrio, aparentemente estagnada, colide com um caos alheio, uma perversão da mente, que retira a ordem diária, embora evitemos sempre o trauma, o pior dos momentos, ao nunca concluir a fantasia. Voltamos à ilusão do real antes da dissolução fragmentária do Eu imaginado. No mundo real, se encararmos um trauma que factualmente acontece dá-se aquilo a que se chama “atravessar o fantasma”. No confronto direto com a violência imaginada ou desejada, que se revela agora como um trauma, o Eu vê toda a sua carga simbólica drenada, deu-se uma violência, consequência da rutura com as coordenadas ficcionais, as bases do sentido, e cai no vazio do real, onde o tédio toma controlo. Vendo-se mais do que nunca a querer integrar a ilusão a que anteriormente pertencia, forçando-a a fazer de novo sentido. Abusando do seu desconforto e promovendo a irresolução, vive agora numa ficção a que já não pertence, numa violência constante. O real mais que real. Talvez isso seja o nosso Piso 3.

Ana Carolina Leite Ferreira.
Lousada, 2000. Concluiu em 2023 a Licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É natural de Lousada e reside atualmente em Lisboa. Participou  como ilustradora voluntária nos livros “Histórias da Ajudaris” em 2018 e “O livro da ciência” publicado pela câmara municipal de Lousada no mesmo ano. Participou também em Exposições coletivas, “À volta do desenho” na Biblioteca municipal de Lousada em 2018, “Lousada Visual Arts”,2018, “15ª e 16ª edição das galerias abertas belas-artes” na faculdade  de Belas Artes de Lisboa, “12a edição 12 x 12” no Mercado de Santa Clara em 2022 e “Pequenos formatos” na Galeria Monumental em 2022. Destaca-se também a Exposição dos Alunos Finalistas de Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes, 2023.

Camila Freitas é uma jovem artista de 24 anos natural de Aveiro. Atualmente está no quarto e último ano da Licenciatura de Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Como aspirante a artista sempre se fascinou por anatomia, psicologia e pela pintura a óleo. Na maior parte do seu trabalho ela tenta retratar a figura humana, a sua natureza psicológica, bem como a forma como o corpo se comporta.
Participou em exposições coletivas como Lost and found no Prisma em 2022, na Open Call  no Pátio nº2 em 2021 e na 15ª e 16ª edição das Galerias Abertas na Faculdade de Belas artes da Universidade de Lisboa em 2022 e 2023 respetivamente.

João Marques nasceu em Coimbra em 2001. Cresceu e viveu numa pacata aldeia do centro, em Alvaiázere, até ingressar na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Conclui a licenciatura em Desenho em 2022 e está atualmente no primeiro ano do mestrado em Pintura na mesma instituição. Desde os 16 anos começou a ilustrar livros regularmente e, até à data, conta com 5 livros ilustrados. Ganhou alguns prémios de desenho durante a adolescência e em 2021 ganhou o Prémio Jovens Criadores, na categoria de Pintura.
Tem participado em algumas exposições coletivas nos últimos anos, das quais se destacam: “Presenças na Fbaul”, na galeria Imargem (2023); “Título Qualquer serve”, Galeria Municipal do Centro Cultural do Morgado (2023).

Mafalda Negas Camalhão Calçada Soares, nascida a 25 de Junho de 2002, frequentou o Externato João Alberto Faria onde estudou Artes Visuais. 
Participou na exposição coletiva do festival artístico "It's Happening", 2018, expôs a solo na galeria InBloom, 2019, na The Holy Art Gallery em Londres “Modus”, 2021, na Open Call no Pátio no2 em 2022, na exposição coletiva “Belas Artes ‘23” no Prisma Lx em 2022, e na 15ª e 16ª edição das Galerias Abertas na Faculdade de Belas artes da Universidade de Lisboa
em 2022 e 2023.
De momento encontra-se no 4o e último ano da Licenciatura de Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Olavo Costa, 23 anos, Licenciado em Desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Mestre em Ensino das Artes Visuais pelo Instituto da Educação. Participou nas conferências “IX Jornadas dos Mestrados em Ensino da Universidade de Lisboa - Artigo - “A Matéria e a Carne no Retrato”; “1º Encontros Paragone - Diálogos através das artes: Gesto - Artigo - “O Gesto Para Além da Obra”; “6º Colóquio Expressão Múltipla - Artigo - “O Executar do Pensamento”; “1º Encontro do Mestrado em Ensino das Artes Visuais - Comissão Organizadora”. Participou nas exposições, Galerias Abertas Fbaul 2023 - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; Biale - Bienal Internacional do Alentejo, Estremoz (Março 2023); Aveiro Jovem Criador 2023 - Museu de Aveiro (Março - Abril 2023); Pequenos Formatos - Galeria Monumental (Dezembro 2022); Bienal de Vila Verde - Vila Verde (Novembro - Dezembro 2022); Coletivo Corrente de ar Vol. 2 - Corrente de Ar, Principe Real (Setembro 2022); Galerias Abertas Fbaul 2022 - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Maio 2022); Aveiro Jovem Criador 2022 - Museu de Aveiro (Março - Abril 2022); Desenho Vs Projeto - Galeria Municipal da Arruda dos Vinhos (Março - Abril 2022); Drawing Room: Desenhos pela Cidade - Fundação EDP e Câmara Municipal de Lisboa (Outubro 2021); Alunos da fbaul na Ermida - 2º edição Prémio de Pintura - Travessa da ermida (Julho - Setembro 2021); Bienal de Londres - 5º Edição - Chelsea Old Town Hall (Maio - Junho 2021).
















Comentários