Avançar para o conteúdo principal

Exposição | CIUHCT, VICARTE e LAQV-REQUIMTE

 


De 20 de outubro a 3 de novembro | Preguiçódromo

HERIT-AGES. Transições Vítreas
A exposição HERIT-AGES. Transições Vítreas tem como objetivo apresentar os resultados do projecto exploratório HERIT-AGES. Idades do Plástico e do Vidro para quem? Exploração de novas avenidas para a valorização e preservação do património para o futuro, que investigou as relações entre as indústrias do vidro e do plástico, e refletir sobre como a presença destes materiais nos museus pode impactar o olhar das gerações futuras sobre a nossa era. Afinal, em que Idade estaremos nós?

Esta exposição esteve patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência entre 22 de Julho e 8 de Outubro e é apresentada agora na Biblioteca da FCT NOVA.
Inaugura no próximo dia 20 às 18h00.

Com mais de 5000 anos de existência, o vidro faz parte do quotidiano. O plástico, com uma história muito mais recente, também é um material ubíquo cuja produção ultrapassou outros mais antigos. O vidro e o plástico partilham características que os tornam adequados para desempenhar as mesmas funções e possuem tanto aspectos que os unem como que os separam. Em Portugal, estes dois materiais estão intimamente ligados: a indústria do plástico evoluiu directamente a partir da indústria do vidro, dos seus trabalhadores e das suas competências. O plástico tem hoje uma hipervisibilidade devido ao impacto negativo no meio ambiente, por sua vez, o vidro apesar de ter permitido desenvolvimentos técnicos substanciais e de ser universalmente usado, nunca teve grande visibilidade no domínio público. A vida contemporânea é quase inimaginável sem o vidro ou o plástico, de modo que nas discussões referentes à nossa Era, há quem argumente que vivemos na Idade do Plástico e, ao mesmo tempo, existem aqueles que afirmam que estamos na Idade do Vidro.
O projecto e a exposição resultante são frutos do trabalho de investigação de membros do CIUHCT, VICARTE e LAQV-REQUIMTE.

Comentários