Avançar para o conteúdo principal

MindProject | Ciclo de Cinema e Saúde Mental

 

O Gabinete de Apoio Psicológico e Aconselhamento Vocacional da NOVAFCT, em colaboração com a Biblioteca e o American Corners Portugal, promovem a iniciativa MindProject - Ciclo de Cinema e Saúde Mental.

O Ciclo de Cinema e Saúde Mental procura abordar, de forma transversal a diversos contextos e vivências, a temática da fragilidade emocional na sociedade atual, competitiva e refém do mundo global, que em tanto desvirtua a singularidade individual, bem como a criação de uma comunidade heterogénea e flexível. Através do recurso ao cinema abre-se o caminho da comunicação interna e do autoconhecimento, por via de um Outro, o protagonista da história cinematografada, que por vezes espelha a própria narrativa da vida de quem assiste.

De forma a trazer significado ao conteúdo latente e simbólico dos filmes, bem como a aproximá-lo do espectador, são escolhidos filmes que abordam problemáticas transversais ao crescimento humano, tendo como pano de fundo a dor psíquica e a vivência subjetiva das relações interpessoais. A projeção estará disponível a toda a comunidade da FCT/UNL, desafiando depois aqueles que assistem a debater temas que a todos tocam, num momento de proximidade e reflexão. O debate, organizado de forma a integrar convidados de diversas áreas e elementos da comunidade académica, será enriquecido pela partilha de ideias, pela conversa que se propõe rica, livre e também ela transformadora.

SESSÃO I
Dia 6 março | Auditório da Biblioteca | 14:00

O filme Good Will Hunting (O Bom Rebelde), de Gus Van Sant, narra a história de um jovem génio da Matemática, perdido em si mesmo, impedindo-se de prosseguir uma vida de sucesso académico. Através do encontro com o Outro (professor, terapeuta), o filme apresenta-nos a possibilidade de transformação interna e a elaboração das diversas dores psíquicas, que permitiram alcançar a confiança no seu potencial e, assim, poder viver no futuro a sua genialidade.

Comentários (NOVAFCT):
Professor Doutor José Maria Gomes, Departamento de Matemática
Dra. Júlia Murta, Gabinete de Aconselhamento Vocacional e Psicológico
Débora Torres, Representante da Associação de Estudantes
Miguel Milheiro, Representante do Conselho de Faculdade
Moderação - Dra. Isabel Castelo, Gabinete de Aconselhamento Vocacional e Psicológico
 

 

Comentários