Avançar para o conteúdo principal

Exposição | Um canteiro de cravos vermelhos; aos cravos, seguiram-se outras flores

Jardins da Biblioteca

Comemorando os 50 anos do 25 de abril, a Biblioteca da NOVA FCT apresenta uma instalação artística de Ana Matilde Sousa, Hugo Almeida e Ivo Louro, criada especialmente para a ocasião. A instalação, inspirada na técnica de agricultura urbana conhecida por seedbombing ou “bomba de sementes”, consiste em duas peças em diálogo: no relvado, um canteiro cinético e interativo onde os cravos se transformaram em cata-ventos, aludindo às mudanças sociais e políticas que a Revolução dos Cravos desencadeou; e, na parede, um mural onde os cravos se descobrem a conviver com outras flores.

Sobre os autores

Ana Matilde Sousa. Doutorada em Pintura pela FBAUL, onde trabalha como Investigadora FCT Júnior no CIEBA e professora. O seu trabalho, sob o pseudónimo Hetamoé, tem sido apresentado por editoras de BD alternativa e noutros contextos artísticos, tanto em Portugal como internacionalmente, incluindo Europa, Canadá, Austrália e Hong Kong. Colaborou em projetos na Biblioteca da NOVA FCT como a instalação In the House (2009), o mural Impossible Bottle (2018), ou as exposições Loot Box (2020) e Utopias de um Futuro Próximo (2023).

Hugo Almeida. Investigador no CIUHCT e professor convidado no DCSA da NOVA FCT. Cofundador da chancela editorial Massacre, onde, sob o pseudónimo Mao, publica regularmente materiais nas áreas da banda desenhada e dos livros de artista. Participou em várias actividades da Biblioteca da NOVA FCT, incluindo o mural Impossible Bottle (2018), a exposição Loot Box (2020), e a exposição Utopias de um futuro próximo: Lisboa e Almada no ano 2100 (2023).

Ivo Louro. Mestre em Engenharia do Ambiente (2013), Mestre em Produção e Tecnologia do Som (2022) e doutorando em História da Ciência e da Tecnologia no CIUHCT / NOVA FCT. A sua prática artística explora problemas ecológicos através da sonificação de dados e da construção de instrumentos. Expôs trabalhos na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa, no Festival Lisboa Soa, na Universidade Lusófona e no GNRation em Braga.









 

Comentários