O Ignite Ciência e Tecnologia NOVA FCT está de volta e vai acontecer já no próximo dia 9 de maio, entre as 20h00 e as 23h00, na NOVA FCT.
O Ignite é um evento descontraído ao estilo speaker corner, onde se fala de Ciência, Tecnologia e Sociedade com muito entusiasmo e em apenas 5 minutos!
A regra é simples: 20 slides x 15 segundos = 5 minutos de pura inspiração.
É um serão cheio de energia, diversidade de temas, oradores com estilos muito diferentes, e... em vez de coffee break temos beer break com cerveja artesanal - como manda a tradição do primeiro Ignite, que aconteceu num bar em Seattle!
Ainda estás com dúvidas?
Também podes ser inspirador... inscreve-te como orador, se tiveres sorte podes ser aceite!
Candidaturas até 30 de abril.
Formulário aqui.
PROGRAMA
Sandra Cristina Boto é Investigadora Auxiliar da Cátedra High Performance Computing da Universidade de Évora, tendo-se dedicado nos últimos anos às Humanidades Digitais.
Nesta apresentação vem falar-nos de "Almeida Garrett: os bastidores de um influencer do século XIX"
Joaquim Simão é Engenheiro Geólogo e Professor do Departamento de Ciências da Terra da NOVA FCT. Desde sempre que é uma apaixonado pela natureza e durante os trabalhos de geologia de campo sempre teve grande curiosidade em identificar as espécies animais essencialmente aves. Desde 1999 observa, fotografa e desenha aves como hobbie.
Nesta conversa vem falar "Da Geologia de Campo à Observação de Aves"
João Sotomayor é professor no departamento de Química da NOVA FCT e coordenador da comunicação do departamento. Sendo um repetente do Ignite, desta vez pergunta-nos o que Camões queria dizer com "Amor é fogo que arde sem se ver"? Devemos tentar explicar um conceito tão complexo como o Amor, ou simplesmente olhar para a Química que traduz as frases deste soneto?
Tudo isto são perguntas Às quais vai responder na sua palestra "A Química de Luís Vaz de Camões"
Fábio Chalub é professor no departamento de Matemática da NOVA FCT e especialista em Biologia Matemática, nomeadamente em evolução e epidemiologia. Não nos vem falar sobre porque é que não tivémos Ignite nos anos da pandemia de Covid-19. Desta vez vem perguntar-nos
"O que é um jogo? A resposta de um matemático!"
Ricardo Louro é Professor Associado no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa onde lidera o laboratório de Bioquímica Inorgânica e RMN. Licenciou-se em Química Aplicada-Ramo de Biotecnologia na FCT-NOVA e o seu laboratório investiga as bases moleculares para a produção de electricidade por bactérias usando abordagens de bioenergética celular e de espectroscopia molecular.
Dia 9 vem dizer-nos que "E do esgoto fez-se luz!"
Ludwig Krippahl doutorou-se em bioquímica e foi docente no Departamento de Informática da NOVA FCT durante vinte anos. Continua ligado ao ensino e à investigação mas agora com mais calma.
Nesta edição do Ignite vem falar de "Ciência"
Na sua conversa no ignite irá falar "Da Fórmula ao Estilo: Uma Viagem de Volta à Academia"
A Susana Gonzalez, mãe de dois adolescentes, é uma apaixonada por pessoas, pelo comportamento humano e por "fazer acontecer". Com 23 anos de experiência em consultoria, gestão de projetos, educação, comunicação estratégica, project design e desenvolvimento de negócio, tem dedicado a sua carreira à criação de impacto positivo. Acredita que as relações de parceria e o trabalho conjunto são a chave para a construção de soluções transformadoras, alicerçadas num processo de gestão e comunicação eficazes. Atualmente é responsável pela área de comunicação e imagem da NOVA FCT tendo assumido a missão de elevar a marca NOVA FCT e promover o trabalho dos Cientistas e Engenheiros que mudam o mundo!
Vem ao ignite contar uma história "Era uma vez um PUFF"
O Hugo Ferreira já é um veterano do Ignite, com inúmeras partilhas e inspirações. Desta vez vem falar-nos da revolução tecnológica da Inteligência Artificial que, tal como todas as anteriores, está a ter impacto na forma como trabalhamos. É bom perceber em que consiste e como a devemos navegar.
O título da sua palestra é "A.I., A.I. vai-me roubar o emprego!"
O Miguel Barbosa também já não é um estreante no Ignite, é engenheiro biomédico da NOVA FCT e presidente & fundador da Tec2Med Global Innovators and Purpose4All. Nesta palestra o Miguel quer falar da importância da busca pela Verdade na Educação, Ciência, Artes, IA e Saúde.
Na sexta feira vem perguntar-nos "O que cura o Ser e ilumina o insconsciente?"
Teresa Santos Silva é docente do departamento de Química da NOVA FCT e investigadora da UCIBIO na área da bioquímica estrutural. Os seus interesses incluem o desenvolvimento pessoal e a inovação pedagógica.
Na sua segunda vez no Ignite, vem contar a história de "Quando a lua ouviu
o sol"
Só podemos dizer que toca
um instrumento de sopro
Comentários
Enviar um comentário