Avançar para o conteúdo principal

Palestra | Exposição | Sketchs no(do) Campus

Palestra / Workshop Cadernos Gráficos e Visita Guiada no dia 07 de Fevereiro às 16:00h

Palestra/Workshop dinamizado por: Maria Celeste Lopes, Mónica Cid, Rosário Félix e Isabel Esteves

Desenhar e o diário gráfico

Antes de o Homem conseguir escrever já se expressava através da linguagem gráfica. Desenhar é uma actividade que antecede a escrita, uma actividade que todas as crianças, até uma certa idade, executam com grande destreza.

"Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar." John Ruskin
O ensino, em geral, privilegia, entre outros, a aprendizagem da escrita menosprezando o ensino e a prática do desenho. No entanto, tal como aprendemos a escrever podemos todos aprender a desenhar.

"Não estás a perceber o que te estou a dizer? Queres que te faça um desenho?"
A actividade de desenhar permite aguçar o nosso sentido de observação e compreensão do mundo que nos rodeia. Uma imagem pode falar mais do que mil palavras. Saber desenhar permite expandir a nossa capacidade de expressão, comunicação e criatividade.

Artista ou cientista?
O Simão, um rapazinho com 8 anos, adora desenhar e a mãe diz-me, orgulhosa, que um dia será um grande artista. Talvez assim seja, mas o Simão enche os seus diários gráficos com desenhos de todas as espécies e mais algumas de animais marítimos. Sabe os nomes das várias espécies, o que comem, onde vivem, etc. Talvez venha a ser um artista, ou um cientista que tal como Darwin utilizou tanto a escrita como o desenho no exercício da sua profissão.
por Mónica Cid


8 de Janeiro de 2013 | 28 de Fevereiro de 2013
2ª a 6ª feira | 09:00h às 20:00h
Sala Estúdio da Biblioteca FCT/UNL
Inauguração: 8 de Janeiro de 2013 | 17:00h
 
Artistas:
Maria Celeste
Mónica Cid
Rosário Félix
Eduardo Salavisa
Isabel Esteves
Ana Jácome

Conheça os urban sketchers aqui

Um sketch é um desenho que regista “In Situ”, diretamente o que se observa, tanto no interior como no exterior. Estes registos partem de uma observação atenta daquilo que nos rodeia e traduzem a interpretação pessoal do que decidimos, no momento, desenhar. Os sketchs podem ser realizados com técnicas muito variadas, num suporte tradicional tal como um caderno (diário gráfico) ou mais recentemente em suporte digital.


Fotografias da Inauguração







Comentários