Avançar para o conteúdo principal

Cineclube | Paris, Texas











 
Ciclo de Cinema 9 meses | 9 filmes
Paris, Texas
Win Wenders (1984)
15 de Outubro de 2013 | 17:00h
Auditório da Biblioteca da FCT/UNL
Entrada Livre

Ficha técnica:
Título original: Paris, Texas (Reino Unido/França/Alemanha Ocidental, 1984, 147 min)
Interpretação: Harry Dean Stanton, Nastassja Kinski, Dean Stockwell, Aurore Clément, Hunter Carson, Socorro Valdez e Bernhard Wicki.
Argumento: L. M. Kit Carson e Sam Shepard
Realização: Win Wenders
Produção: Anatole Dauman e Don Guest
Fotografia: Robby Muller
Música: Ry Cooder
Idioma: Inglês

Festival de Cinema de Cannes: Wim Wewnders (Palma de Ouro), (prémio do júri ecuménico), (prémio FIPRESCI), ex aqueo com Taxidi sta Kithira


Sinopse
Quem é que vai ali a andar? Travis (Harry Dean Stanton no seu melhor papel) emerge do vasto deserto texano, ao som dos acordes assombrosos da guitarra slide, de Ry Cooder.
De imediato, invadem-nos conjecturas acerca de uma possível história: de onde veio ele, para onde vai? Descobrimos que, afinal, Travis foge de uma ruptura familiar trágica, que abandonou a mulher, Jane (Nastassja Kinski), entretanto desaparecida, e o filho Hunter (Hunter Carson) ao cuidado do seu irmão, Walt (Dean Stockwell).
Travis não quer parar de caminhar. Walt e outros lentamente conseguem trazê-lo de volta à linguagem, à sociabilidade, às memórias da casa e da família. Mas nada ficará bem até Travis encontrar Jane. O protagonista descobre-a num clube de strip, onde ela faz de terapeuta para os clientes tantas vezes perturbados e solitários. Numa cena tocante, ele conta a Jane a sua história através de um vidro igual àqueles usados nos interrogatórios da polícia – ele pode ver Jane, mas Jane não pode vê-lo.

Retirado em: 1001 Filmes para ver antes de morrer

Comentários de Christopher Damien Auretta sobre o filme aqui 

Um filme no âmbito da parceria com o American Corner Portugal.


Comentários