Avançar para o conteúdo principal

Fronteiras 2017




Fronteiras 2017
Deslumbramento da Imagem no Esplendor da Fé
14 Dez | 16h
Sala Ágora | Biblioteca FCT NOVA

Joaquim Franco - Jornalista da SIC

Jornalista desde 1988. Atualmente na SIC, depois de integrar a equipa fundadora da SIC Notícias no ano 2000. Trabalhou antes na TSF, Rádio Comercial, CMR e Rádio Mais. Foi também realizador do programa 70X7, o mais antigo da televisão portuguesa.
Com especialização editorial em Religião e Sociedade, acompanhou relevantes eventos de carater religioso e político nos últimos 30 anos.
Licenciado em Ciência das Religiões. Investigador na Universidade Lusófona e no CLEPUL. Coodenador do Observatório para a Liberdade Religiosa e da Pós-graduação em Religiões, Políticas e Doutrinas Sociais. Coordenador-adjunto do Instituto do Cristianismo Contemporâneo. Formador em Religião, Media, Comunicação.
Cronista e autor de artigos e comunicações sobre o fenómeno religioso e o impacto socio-político da experiência religiosa. Autor e co-autor de várias publicações, como Papa Francisco - A Revolução Imparável (Manuscrito), Com Franqueza... (Paulinas), Somos Pobres mas Somos Muitos (Verso de Kapa), Do Eu solitário ao Nós Solidário (Verso de Kapa), Olímpico: Os Jogos num percurso de Valores e de Significados (Afrontamento), Leitura (im)possível de uma visita - significado e o não-visível na visita de Bento XVI a Portugal (Lusófona) ou Um Menino chamado Natal (Lucerna).
Co-autor e membro da Comissão Executiva do livro Portugal Católico: Na beleza da Diversidade (Círculo de Leitores), uma abordagem não apologética ao catolicismo em Portugal.
É voluntário e vogal da administração da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, curador da Fundação Gonçalo da Silveira e Conselheiro para a Igualdade no Concelho da Amadora.

Filomena Barros  - Jornalista da R.R.

Licenciada pela UNL – FCSH, Ciências da Comunicação.
Pós-Gradução ISEG-IDEFE – Comunicação, Marketing e Multimédia.
Enquanto jornalista, acompanho, actualmente, a área social, onde se incluem temas ligados à Religião.
Formadora certificada e Coach, apostando na formação ligada ao Desenvolvimento Pessoal.
Voluntária no Cordão da Amizade (RR), e na APPACDM Lisboa, junto de jovens com deficiência.

João Porfírio - Fotojornalista do Observador.


Natural de Portimão, reside em Lisboa há quatro anos.
Veio com o intuito de estudar fotografia e comunicação. A paixão pelo jornalismo fez com que ficasse pela capital. De destacar as reportagens na rota dos refugiados da Turquia à Alemanha, entre 2015 e 2016, reportagens publicadas em diversos jornais nacionais e internacionais.
Foi fotojornalista estagiário da Agência Lusa, passou pelo Jornal i, Semanário SOL e é neste momento fotojornalista do Observador.

«Num tempo dominado pela imagem e pelas imagens, há uma dimensão religiosa que se mantém no quotidiano, ganhando forma na experiência devocional e de fé.  Em Portugal, a "imagem" da experiência religiosa está muito condicionada pelo fenómeno de Fátima, que se diz também mediaticamente. Mas há uma reflexão a fazer. Como dizer, em imagem, o que, pela história e tradição é, sobretudo, da(s) palavra(s) que transmite(m) o insondável. A lógica mediática parece refazer a pergunta... já não é "como dizer o invisível?", mas "como ver o invisível?". Mas será possível transmitir, em imagem, a totalidade de uma experiência religiosa?» 












 FRONTEIRAS 2017

16 de novembro de 2017 | 16h00
Auditório da Biblioteca FCT NOVA, Campus de Caparica 

Integrado na 7ª Edição do Mês da Fotografia ImaginArte Almada
Inserido no Programa de Formação de Utilizadores

FOTOGRAFIA E QUESTÕES LEGAIS 

David Carvalho Martins - Advogado, assistente convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, mestre em Direito e doutorando pela referida Faculdade. Tem desenvolvido a sua atividade profissional nas áreas do Direito do trabalho e do Direito da propriedade intelectual. Os variados temas debatidos anteriormente podem ser consultados (no index Fronteiras) em http://biblioteca.fct.unl.pt/CDB/, http://bibliotecaunl.blogspot.pt.

Moderador: Fernando Egídio Reis - Professor, Vice-presidente da EDUCOM Associação de Telemática Educativa, dinamizador de projetos educativos em escolas do Ensino Básico e Secundário, na área das TIC e da Administração e Gestão Escolar, Investigador em História das Ciências, Formador de docentes.

A Biblioteca da FCT NOVA, no Campus de Caparica tem vindo a desenvolver um variado conjunto de atividades que passam por seminários, palestras, workshops, instalações de arte, cineclube, concertos, etc. Desde 2008 que promove um espaço onde ocorrem grandes debates (que têm lugar pontualmente durante o ano programático) em torno de temas de interesse geral, designado por FRONTEIRAS.

Os variados temas debatidos anteriormente podem ser consultados (no index Fronteiras) em http://biblioteca.fct.unl.pt/, http://bibliotecaunl.blogspot.pt.

Cooordenação 
José Moura (DQ, FCT NOVA e Biblioteca, Campus FCT NOVA)
José Paulo Santos (DF, FCT NOVA)

Co-Coordenação
José Guimarães (ImaginArte Almada)












Comentários