Avançar para o conteúdo principal

Exposição | Horizontes Onde se Move o Vento

 



Mais gravura na Biblioteca

... a gravura como uma passagem numa paisagem em movimento...

 

A Gravura tem sido alvo de atenção do programa cultural da Biblioteca FCT NOVA e tem ocupado lugar nos espaços expositivos. Tudo começou em março de 2008 (dois anos após a inauguração deste novo espaço no Campus), com uma exposição coletiva organizada pela FBAUL, que nos trazia uma visão diversificada de orientações estética e plástico-artísticas praticadas na escola.

Em novembro de 2012 o espaço era populado pelas gravuras de Paula Rego – “Learning to Fly” (Casa das Histórias), ilustrações criadas para ilustrar o livro Peter Pan. A Associação de Gravura Água-Forte (AGAF) teve uma forte presença em abril 2017, permitindo alargar o âmbito da presença da gravura nos nossos espaços, com ênfase na reflexão sobre a variedade, versatilidade, orientações e técnicas que a gravura nos pode oferecer. Em setembro de 2018, “A Dança da Morte”, um projeto inovador, reinterpretava num contexto contemporâneo, uma série de xilogravuras miniaturas do século XVI de Hans Holbein, aproveitando a máquina a laser do FCT FABLAB, a sua capacidade de miniaturizar desenhos e gravá-los num material apropriado para impressão. “T@keOver – imaginários possíveis” (set. 2019) foi também uma exposição, um laboratório, coordenada por João Carvalho, onde se mostravam as fronteiras do espaço geográfico/oficinal, reunindo num determinado período, 5 gravadores, complementando gravura e fabricação digital.

 

Manuela Cristóvão já contribuíra ativamente em “Diálogos” e “T@keOver – imaginários possíveis”. “Horizontes onde se move o vento” é uma presença que volta, uma paixão pela gravura no sentido alargado... gravura para Manuela Cristóvão é desenhar, esculpir e pintar conjugando os diferentes elementos/fragmentos numa composição entre o manual e o tecnológico. Os temas apresentados falam de horizontes (linhas de ... como limites) onde paisagem, céu e terra se interpenetram, mas o movimento está presente para aumentar a complexidade da proposta, introduzindo um vetor temporal contrariando o estático.

 

José Moura, Diretor da Biblioteca, Fev 2023

Catálogo aqui.





  



Comentários