Avançar para o conteúdo principal

Ciência em Diálogo | 2017



O ciclo ‘Ciência em Diálogo’: As conversas tiveram duas edições em fim de 2016, na Biblioteca da FCT-NOVA, Campus de Caparica (‘Pensar as ciências’ e ‘Ciência e sociedade’). Retomamos o ciclo Ciência em Diálogo em 2017, mudando o local do evento para fora da FCT. Assim, as próximas sessões têm lugar na Padaria do Povo, em Campo de Ourique (26 de Abril), em Lisboa e Casa da Cerca (25 de Maio), em Almada.

Conversa ‘fishbowl’: Trata-se de um formato de conversa participativa que pode ser usado quando se discutem tópicos dentro de grandes grupos. A conversa é limitada a um círculo central de intervenientes, estando os restantes participantes sentados em círculos concêntricos em volta do grupo central. Nesta sessão, teremos três convidados com um moderador num primeiro momento da conversa ('closed fishbowl'), que durará cerca de 45-60 min. Num segundo momento, a conversa será aberta a qualquer pessoa que deseje participar e que entra para o círculo central, saindo uma das pessoas do grupo inicial mas sem interromper a conversa ('open fishbowl'). A sessão terá a duração total de duas horas.




Ciência e sustentabilidade | Abril 26

Contextualização do tema da sessão: As últimas décadas foram caracterizadas por avanços notáveis nos diferentes ramos da ciência, que proporcionaram aumentos do bem-estar em largas camadas da população e feitos tecnológicos extraordinários, bem como uma quantidade inaudita de conhecimentos sobre o planeta e os seres vivos que nele co-habitam. Simultaneamente, tem-se vindo a evidenciar uma crise ecológica global sem precedentes cujos sintomas – mudança climática, esgotamento de recursos, destruição de ecossistemas, redução de biodiversidade – são em boa parte consequência das conquistas tecnológicas alicerçadas na ciência. Pretendemos trazer para o debate os modos como a(s) ciência(s), os cientistas, a academia e a sociedade em geral, estão a encarar e a lidar com a actual crise ecológica e de sustentabilidade.

 



Comentários