Avançar para o conteúdo principal

Exposição T@ke over: imaginários possíveis


CONVITE

António Navarro, Célia Bragança, João Carvalho, Mami Higuchi, Manuela Cristóvão

De 16 de setembro a 30 de outubro

Sala Estúdio | Biblioteca FCT NOVA


O projecto T@ke0ver - imaginários possíveis, tem como ponto de partida uma proposta realizada no FABLAB da FCTNOVA a vários gravadores utilizando as tecnologias disponíveis neste laboratório, adaptando-as aos projectos individuais dos participantes. A imagem final, que é impressa sobre papel, parte de uma matriz gravada com uma impressora laser-cut sobre diferentes suportes rígidos ou criada com uma impressora na dimensão 3D, e não, como seria mais natural, realizada com as ferramentas de gravação manual, as tradicionais goiva, buril, ponta-seca, etc..

Uma proposta desafiante.

Do Formão, à Mente
Do catálogo, excerto...
...
Os artistas entenderam, in loco, as potencialidades oferecidas pelo corte a laser (e CNCs) e pela impressão 3D e, por conseguinte, utilizaram-nas para “revolucionar” a tecnologia tradicionalmente usada no processo de gravação. Deixando uma marca permanente na superfície, por estar diretamente em contato com o material para corte, sem movê-lo nem pressioná-lo, a gravação através de raio laser é de alta precisão. Em boa verdade, não basta a alta “precisão” dos recursos tecnológicos, mas também a “precisão” de criadores que, através de imaginativos processos de idealização e conceção, “conduzem” a mente à realidade, revelando que a materialização de uma ideia ou conceito não depende, apenas, de avançados meios técnicos. Foi um processo longo, adaptativo, inventivo, evolutivo… a mão, o formão (e outros instrumentos manuais), progressivamente substituídos por metodologias e ferramentas controladas por computador, auxiliam a materialização de ideias e projetos imaginados pela mente humana.
O T@keOver – imaginários possíveis é, em si, uma exposição, mas também um laboratório. Coordenada por João Carvalho, esta mostra procura quebrar, pela primeira vez e com previsível sucesso, as fronteiras do espaço geográfico/oficinal. No mesmo lugar, num determinado período de tempo, 5 artistas - António Navarro, Célia Bragança, João Carvalho, Mami Higuchi e Manuela Cristovão - revelam os seus imaginários, através de propostas inovadoras (agora, materializadas), compartilhando, com o público, as variedades, as características e as possibilidades da fabricação digital.
É a primeira vez que, na Biblioteca FCT NOVA, um laboratório digital se reúne para uma exposição artística que, seguramente, irá (e deverá) incentivar o público a descobrir (e saber mais) sobre fabricação digital, estimulando a imaginação, através da utilização, da partilha e da interatividade entre ideias, obras, públicos e artistas.
...

José Moura, Diretor da Biblioteca, set 2019


Comentários