Avançar para o conteúdo principal

Exposição "Azul" | Vídeo




Catálogo










Isabel Sabino e Guilherme Parente (pintura) | Vídeo



AZUL
Isabel Sabino e Guilherme Parente (pintura)
(Sala de Exposições)
AZUL é o nome de uma cor... e o título da exposição que devia ter acontecido em maio passado e que reúne dois artistas: Isabel Sabino e Guilherme Parente. Dois azuis: o Azul dos céus míticos do Guilherme P, mediterrânico com a harmonia do lápis lazúli e o brilho do ouro e os azulões da Isabel oriundos das casas muito brancas e fundos oceânico... assim nos dizem os pintores no generoso vídeo que nos enviaram.
GUILHERME PARENTE. N. Lisboa, 1940. Estuda pintura com Roberto Araújo na SNBA, frequenta os cursos de gravura na Gravura (Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses), em Lisboa, e estuda na Slade School (Londres 1968-70) como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Faz parte do Grupo 5+1 com o escultor Virgílio Domingues e os pintores João Hogan, Júlio Pereira, Sérgio Pombo e Teresa Magalhães.
Desenvolve carreira artística autónoma desde os anos 70 com dezenas de exposições no país e no estrangeiro.
Está representado em inúmeras coleções particulares e no Ministério da Cultura, no Fundação Nacional Soares dos Reis, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, na Fundação Calouste Gulbenkian e no Museu Machado de Castro.
Mais informação em:  
ISABEL SABINO. N. Lisboa, 1955. É formada em Artes Plásticas - Pintura (ESBAL, 1978). Professora na FBAUL, tem dezenas de textos publicados. Expõe desde 1977. Seleção recente de individuais – Lido com ela (2019, G. Artur Bual, Amadora); Ela (2019, SNBA, Lisboa); Four seasons, please! (2019, G. Arte Periférica, Lisboa); E os rios nascem no mar (2015, Lugar do Desenho/Fundação Júlio Resende, Porto); A menina (não) fica em casa (2016, Museu Militar, Lisboa). Coletivas – We Are Europe (2018, Lodz Academy of Fine Arts, Poland); A possible breeze. Portuguese Modern Art (2017. Minsheng Museum of Contemporary Art, Beijing, China); Diálogos Iberos (2016, G. UFES, Vitória, Brasil); feiras c/ G. Arte Periférica: JustMad (2020, Madrid), JustLx (2019, Lisboa); ArteMadrid (2018 e 2017).
Mais informação em:  




Comentários