Avançar para o conteúdo principal

Exposição | Ver Diferente

 


Ver Diferente
Paula Pamies Teixeira
08/06/2021 a 29/07/2021

Olhar e Ver sem limites

“Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração.”
Henri Cartier-Bresson

“A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registo da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira.”
Gérard Castello Lopes

Na procura de estabelecer interfaces culturais entre o Campus e a Comunidade envolvente (a mais próxima ou a mais longínqua), a Biblioteca da FCT programou anualmente ofertas culturais que têm percorrido várias “avenidas”. A Fotografia teve, desde sempre, um papel importante em paralelo com outras artes. Ao longo dos 15 anos de atividade intensa, o espaço albergou "desenhos feitos com luz e contraste" que nos fascinaram com imagens obtidas por meio de exposição luminosa fixada em superfícies sensíveis, analógicas e digitais... e contaram e encantaram com narrativas, em diferentes contextos e com alcances diversos.

A proposta agora apresentada, por Paula Pamies, sob o tema “Ver Diferente”, é uma exposição dedicada à fotografia digital, e a segunda que realizamos depois de um longo período de atividades online.

Juntando a alegria de reabrir o espaço em modo presencial, reforçando a ideia de que a cultura é segura, este projeto fotográfico é, em boa verdade, um olhar e um ver diferentes da realidade. A autora, que se define como “amadora para satisfação própria” (amador ... que (ou o que) ama; que faz algo por gosto e não por profissão), usa a câmara como uma lente/filtro intercalado entre o seu olhar e o objeto, captando, modificando e recriando imagens que são o resultado do seu modo de ver (e sentir) o que a rodeia, introduzindo um prazer imenso na (re)criação e partilha do ato de fotografar.

  


José Moura
Diretor Biblioteca
Maio 2021
Catálogo







Comentários