Avançar para o conteúdo principal

Exposição | In Perpetuum

 



Carlos Vidal  

" “In Perpetuum”, a fazer-nos recordar o princípio hermético “em cima equivale ao que está em baixo” (...) realiza, de facto, esta realidade de uma circularidade indefinida, que só pode ser denominada “essência” (do desenho, da pintura, da forma, da composição, enfim da obra de arte, falando heideggerianamente no ponto em que o artista é a origem da obra e esta do artista; já o termo “essência” o remeto para Husserl, fazendo uma atípica ligação entre alquimia e fenomenologia).

"  Na exposição " “In Perpetuum”,(...) o desenho não se liga apenas à linha e à ausência de cor, ao papel ou aos meios intervenientes mais simples e imediatos (eventualmente produzindo cor), o desenho não é uma experiência física, é sobretudo reflexivo ou, como aqui, tensional: a linha do desenho é uma “linearidade” que se liga ao texto, ao poema, ao drama e mesmo à pintura..." 

 

José Moura

A Biblioteca da FCT, a festejar 15 anos em setembro nas novas instalações, reservou sempre, ao longo dos anos, pelo menos uma exposição anual de novos talentos. Uma oportunidade, para alguns, de uma primeira exposição, um catálogo, divulgação numa extensa mailing list e interação com públicos vários. Esta iniciativa tem sido gratificante e muitos dos artistas têm desenvolvido, posteriormente, trabalho independente e obtido reconhecimento no País e mesmo no estrangeiro. A escolha recai sobre valores encontrados em escolas de arte e design, exposições de finalistas, etc. Naturalmente, este espaço procura ser assim uma “rampa” de lançamento para jovens artistas, que representam várias instituições de ensino e movimentos artísticos tão vastos quanto diversos. Na SNBA decorreu recentemente a exposição dos Finalistas de Pintura 2019 a 2021 (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) . Ao visitar este espaço cheio de criatividade, “encontrámos” os artistas que interagiram nos últimos anos com a Biblioteca, provenientes desta escola... Lemon Laser, Francisco Timóteo que expuseram em 2019, 2020 e Ânia Pais que agora apresenta o seu trabalho ("In Perpetuum!", setembro 2021) habitando múltiplos espaços da Biblioteca (Sala de Exposições, Sala Estúdio e Jardins).


CV Ânia Pais (Nasceu na ilha de S. Miguel, Açores, em 1998).

Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, atualmente

frequenta o Mestrado em Pintura na mesma instituição. Participou nas exposições coletivas, 9a Edição da AAAVG (2018), Elogio da Matéria, Galeria Pintor Fernando de Azevedo, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa (2019), Prémio SGPCM, FBAUL- Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros, Lisboa (2019), Contemporary Interventions on Memory – Dialogue and Silence, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2019), Puro Inóspito ou a transparência dos objetos corpóreos, Galeria de exposições temporárias do castelo de Portalegre (2019), Com(posto), Cultivamos Cultura, Galeria da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2020), CONTROVERSO - Percursos entre a confusão do atelier e o silêncio da paisagem, Exposição Virtual, Finalistas 2020.

Exposições individuais: Paradoxo, Galeria António Lopes, Covilhã (2020), Fez-se Noite, Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico (2020), In that inner night, exposição online, Laad Gallery, Londresm (2021).

Ver Catálogo aqui.






















Comentários