Avançar para o conteúdo principal

Exposição Química da cor | João Machado

 



A Biblioteca da NOVA School of Science and Technology ꟾ FCT NOVA, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso e a Câmara Municipal de Chaves, apresenta a exposição “João Machado – A Química da Cor”, uma retrospetiva do célebre designer português. A exposição, de entrada gratuita, inaugura no dia 10 de novembro, às 17h, e está patente até 19 de janeiro de 2023, na galeria da Biblioteca da FCT NOVA, na Caparica.

Durante os últimos cinquenta anos, João Machado afirmou-se como um dos principais nomes do design gráfico em Portugal. A retrospetiva “João Machado – A Química da Cor” recorda a carreira do designer nascido em Coimbra e formado no Porto, com destaque para os cartazes que combinam geometria, harmonia composicional e cromatismo. O cartaz desta retrospetiva foi recentemente premiado, em 2022, com os prémios internacionais Poster Gold Award e Poster Merit Award ambos atribuídos pela norte-americana Graphis que entrega os considerados “Óscares” do design e artes gráficas.

O designer João Machado, com formação académica em escultura, colaborou graficamente durante a década de 70 no inovador projeto da Telescola e lecionou na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP). Na década de oitenta, começa a dedicar-se a tempo inteiro ao design, particularmente ao cartaz, ao grafismo de publicações e à ilustração de literatura infantil. A consagração de João Machado é como cartazista: tem um longo percurso e colaborou com várias câmaras municipais portuguesas assim como com os CTT, o Centro Cultural de Belém ou a Fundação Calouste Gulbenkian. Os seus trabalhos também já chegaram ao Japão, China ou Estados Unidos, sendo o designer português com maior carreira internacional.

A exposição “João Machado – A Química da Cor”, comissariada por António Augusto Joel, destacará as preocupações ambientais, sociais e políticas expressas nas obras exibidas, ilustrando, também, o papel que este processo comunicacional, agora essencialmente digital, pode desempenhar na divulgação e promoção de instituições e eventos culturais. Complementarmente, a retrospetiva ainda documenta o resultado das mudanças técnicas e conceptuais que a evolução informática trouxe à elaboração de cartazes nas últimas décadas.

“A Biblioteca da FCT NOVA, na sua visão alargada de conceito de Biblioteca, tem procurado albergar, nos seus espaços cénicos, propostas criativas que abraçam amplas expressões artísticas”, reflete José Moura, Diretor da Biblioteca da FCT NOVA. “O mestre do design e do cartaz, João Machado, vem ensinar-nos sobre este poderoso conceito do cartaz, explorando formas, cores, linhas e elementos dinâmicos como padrões, numa combinação de composições vibrantes, com grande impacto visual”.

 

 

NOTÍCIAS IMPRENSA

 


Durante os últimos cinquenta anos, João Machado (n. 1942) tem-se afirmado consistentemente como um dos nomes maiores do design gráfico em Portugal.

Iniciando, ainda na década de 1960, uma formação académica em escultura, que deu origem a um exíguo mas sólido e singular corpus escultórico, colaborou graficamente, durante a década seguinte, no inovador projecto da Telescola e leccionou ainda na então ESBAP. No final desta década, passou a dedicar-se a tempo inteiro ao design, particularmente ao cartaz, ao grafismo de publicações e à ilustração de literatura infantil, sendo galardoado logo em 1979 com o Prémio Nacional Gulbenkian para a melhor ilustração de livros para a infância.

Diversificou e consolidou depois o seu percurso, abrangendo muitas outras áreas do design, como a embalagem, a filatelia, as imagens corporativas, os logótipos e os produtos artísticos e de promoção museológica.

A sua inovadora obra no âmbito do design filatélico, onde se incluem o primeiro selo mundial executado em cortiça (CTT, 2007) ou os selos alusivos aos cinco sentidos (CTT, 2009), que pretendem traduzir essas sensações, tem sido internacionalmente aclamada e galardoada.

No entanto, é na área do cartaz que João Machado vem conseguindo expressão ainda maior, congregando o respeito e admiração mundial de inúmeros outros designers consagrados, obtendo inúmeros galardões e atingindo entusiástico reconhecimento internacional.

Ao longo das últimas décadas, a sua arte do cartaz tem estado ligada a numerosos eventos e instituições como a AIP/EXPONOR, o CINANIMA, o Município de Almada ou, mais recentemente e na área do grafismo, o Município do Porto e a UCLA (EUA), integrando a sua obra escultórica e gráfica o acervo de diversos museus em Portugal, como o MACNA (Chaves), o Museu de Serralves (Porto), o MUDE (Lisboa), e no estrangeiro, nomeadamente na Alemanha, Eslováquia, EUA, Finlândia, França, Israel, Japão e República Checa.

António Augusto Joel
Comissário da Exposição

A Biblioteca da FCT NOVA, na sua visão alargada de conceito de Biblioteca (que, muito orgulhosamente, se outorga de “para lá dos Livros”), tem procurado albergar, nos seus espaços “cénicos”, propostas criativas que abraçam amplas expressões artísticas. Pintura, Escultura, Fotografia, Gravura e Instalações têm habitado o espaço, com atitude interativa/provocatória/exploratória…

O Design Gráfico, uma área de conhecimento e prática profissional que compõe peças gráficas com objetivo comunicacional e, porque não, emocional, ainda não fora convidado a explorar estes espaços, nem apresentada obra de um Designer Gráfico experiente e inovador em variadas técnicas e ferramentas de desenho.

A visita à Biblioteca do Campus da FCT NOVA de João Machado - pela mão de António Joel, que assume a curadoria e que apresenta o designer no texto anexo -, com extensa obra enquanto Ilustrador e Designer editorial, é um acontecimento memorável. O Mestre do Design e do cartaz, com obra reconhecida além-fronteiras, premiado com muitas distinções, vem aqui “espalhar” uma coleção de vinis, que nos vão ensinar (e convidar à reflexão) sobre este poderoso conceito, explorando formas, cores, linhas e elementos dinâmicos como padrões, numa combinação de composições vibrantes, com grande impacto visual e conteúdo que ficam na memória!

O cartaz da exposição - Química da Cor -, premiado com as distinções de Poster Gold Award e Poster Merit Award (Graphis) em NY (2022), espelha, de forma exemplar, a interface Ciência/Arte que a Comunidade FCT muito preza e cultiva. 

José Moura
Diretor Biblioteca FCT NOVA
2022

Cartaz aqui.
























Comentários