Avançar para o conteúdo principal

Acervo da Biblioteca

 



"ACERVO"

/ê/ substantivo masculino 

Conjunto de bens que integram o património de um indivíduo, de uma instituição, de uma nação.

Acervo é uma palavra de origem latina, acervus que condiz com coleção ou conjunto.

Acervo é o conteúdo de uma coleção privada ou pública, podendo ser de caráter bibliográfico, artístico, fotográfico, científico, histórico, documental, misto ou qualquer outro.

Desde 2006, instalada num novo edifício no Campus da NOVA School of Science and Technology, a Biblioteca desenvolve uma intensa atividade cultural tirando partido de um espaço único, a Sala de Exposições, complementada com outros espaços afins.

Muitos artistas pensaram no modo de “habitar” esta complexidade espacial porque, o espaço é grande desenvolve um pé direito de respeito tem uma luz natural que é protagonista
e pode ser observado de múltiplos ângulos e níveis.

Desta ponderação é, de imediato, entendível que este “palco” suscita e exige soluções quase cénicas, desafiando os autores e, posteriormente, o(s) público(s).

Ao longo do tempo, a arte apareceu e foi habitando o espaço em diversas formas e expressões, abrangendo a pintura, a escultura, a fotografia, o desenho, o vídeo, as instalações e demais objetos artísticos.

A generosidade dos que contribuíram para que a Biblioteca se fosse afirmando como uma interface cultural no Campus e na Comunidade levou à construção de um acervo, aqui descrito numa forma eletrónica, pois não está fechado mas sim em progressão... É mais do que uma lista de “objetos”.

É um acervo de bens (oferendas), dinâmico, em transformação e não apenas uma coleção...

É um memorial de recordações, emoções e de revisitação dos contactos e (momentos) com tantos criadores.

José Moura
Diretor da Biblioteca

Comentários