Avançar para o conteúdo principal

Webinar | FabTalks

 


Dez 15 | 16H00 

Entrar na reunião Zoom aqui.

ID da reunião: 955 2010 8749
Senha de acesso: 274851

CV curto


Licenciado em Física pela Universidade de Coimbra, mestre pela FCTL em Física para a Educação e professor de Físico-Química do ensino público desde 1992, com 30 anos de serviço. Em 2010, conheci o programa internacional FAB LAB numa apresentação do professor António Câmara e em 2014, no FAB 10 decidi integrar esta comunidade pelo impacto que este programa têm nas pessoas: os meus alunos, sempre que visitávamos o Fab LAB da EDP, não queriam regressar a casa". Graduei-me no Fab Academy 2019, dinamizado no FAB LAB FCT pelo Filipe Silvestre, da Universidade Nova. Atualmente, em licença sem vencimento, e a desenvolver o projeto Lab Aberto Fab Lab desde 2016, em Torres Vedras, no Lab Center e a aprender todos os dias.

linkedin: https://www.linkedin.com/in/fqantonio/ 


RESUMO


Em 2015 decidi iniciar um programa FAB LAB, em Torres Vedras, a título privado. Em 2022, sete anos depois, organizámos a 4ª edição do encontro internacional de Fab Lab e Maker's, intitulado "Competências para a Sociedade 5.0", onde estiveram 43 palestrantes e formadores de 7 nacionalidades, com a presença de 70 participantes, num ambiente informal de aprendizagemapoio (apoios: Câmara Municipal de Torres Vedras, Embaixada dos Estados Unidos e Mauser)

Entre estas duas datas, desenvolvemos vários projetos e eventos, envolvendo empresas, instituições públicas e privadas, estudantes e escolas. Neste momento, estamos a dinamizar seis projetos e doze eventos. 

A associação Lab Aberto Fab Lab é constituída por 26 associados muito sensíveis à questão educacional e conscientes da importância do "aprender, fazendo". Nesta apresentação irei falar sobre o que fizemos, as dificuldades que enfrentámos, os erros que cometemos, as estratégias que estabelecemos e o que pensamos fazer no futuro, dando ênfase à experiência do Lab Aberto no Ensino e na Fabricação Digital.


Comentários