Avançar para o conteúdo principal

Exposição | A cidade para quem? Quotidianos cicláveis nas ruas lisboetas no século XX" | Hi-BicLab

 



Exposição fotográfica
“A Cidade para quem?: Quotidianos cicláveis nas ruas lisboetas do século XX”


Resumo

A visão que temos do passado é fruto e objecto de disputas e de escolhas sobre o que visibilizar. Focarmo-nos apenas na narrativa histórica que descreve a progressiva intensificação da ocupação do espaço público pelo automóvel particular em detrimento de outros meios supostamente mais lentos, como a bicicleta, pode induzir-nos a não perceber as invisibilizações que ocorreram ao longo desse processo, acabando por as reproduzir. Como perceber a importância que a bicicleta teve no quotidiano lisboeta do século XX para diversas categorias profissionais, como meio de transporte, para usos desportivos e também recreativos, para pessoas de diversas idades?

É a partir dessas questões que, com imenso prazer, vos convidamos a participar da exposição e da reflexão à volta do tema “A Cidade para quem?: Quotidianos cicláveis nas ruas lisboetas do século XX”. Esta exposição está enquadrada nas actividades do projecto “Hi-BicLab. Laboratório de História para as Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas Cicláveis de Lisboa”, que é financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (EXPL/FER-HFC/0847/2021). É fruto de um trabalho coletivo entre a equipa do projecto e a antropóloga e cineasta Charlotte Seegers, com quem fizemos o processo de repensar as cenas quotidianas contemporâneas e passadas de Lisboa através de um olhar comparativo, partindo de dez fotografias de ruas cidade entre o início do século XX e o final dos anos sessenta, que seleccionámos do acervo do Arquivo Municipal de Lisboa (Fotográfico) e cujos lugares (re)fotografámos em 2022. Convidamos a pensar que mudanças são perceptíveis na cidade, como a forma de sociabilizar e de se mover mudou desde então, em prol de quais sujeitos a cidade está construída e por fim, mas não menos importante, que cidade queremos no presente e para o futuro.

Ficha técnica

Fotografias de 2022: Charlotte Seegers
Produção, investigação e textos: Projecto Hi-BicLab (M. Luísa Sousa e Diego Cavalcanti)
Fotografias antigas: cedidas pelo Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico

Agradecimentos

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa
CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa Câmara Municipal de Lisboa
Patrícia Melo
Pessoas que participaram no passeio científico “Pedalar com Histórias! Mobilizar Lisboa”, do Hi-BicLab, no âmbito das actividades da semana de C&T da Ciência Viva, em 20/11/2022

Esta exposição está enquadrada nas actividades do projecto “Hi-BicLab. Laboratório de História para as Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas Cicláveis de Lisboa”, que é financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (EXPL/FER-HFC/0847/2021)

Comentários