Avançar para o conteúdo principal

Exposição | A Liberdade Está a Passar Por Aqui


 


A Liberdade está a passar por aqui
Fernando Quintas
Curadoria. Ana Alves Pereira e José Moura
Sala de Exposições da Biblioteca da NOVA FCT (Piso -1)
De 15 de fevereiro a 29 de abril
Inauguração: Dia 15 de fevereiro às 17:00

OS MURAIS DA LIBERDADE

Celebram-se este ano 50 anos sobre o 25 de abril de 1974. Uma data fundamental na história  portuguesa, que inicia um longo e sólido processo de democratização, que se traduz na plural e diversificada sociedade que hoje conhecemos.

Esta exposição pretende, de forma ampla, subtil e inclusiva, aludir aos murais revolucionários que foram pintados ao longo de vários anos em cidades, vilas e aldeias portuguesas, e em todos os lugares onde se sentia a dinâmica de uma sociedade que exigia uma mudança de costumes, hábitos e políticas. Nos anos que se seguiram à revolução de 1974, a arte desceu à rua, acompanhou os movimentos das pessoas, ocupou paredes, bairros e cidades inteiras, com as suas mensagens reivindicativas e assertivas, transmitidas através de composições dinâmicas, de um cromatismo gritante que não deixava ninguém indiferente.

Como um grande mural, permitindo uma leitura livre e subjetiva, esta exposição é composta por vários momentos: um primeiro painel-mural alude aos anos do pós-guerra, onde as sociedades mundiais procuravam e exigiam grandes e significativas mudanças, tentando quebrar barreiras geracionais, geográficas, sexuais e políticas; um segundo painel-mural anuncia os ventos de uma pré-revolução, onde as cores e a composição se encontram em suspensão, à espera do momento de viragem, de liberdade; e um terceiro momento, onde a composição explode em cores, ritmos e dinâmicas compositivas de grande intensidade, como se o painel-mural fosse atravessado pelos ventos imparáveis da história, que tudo levassem no seu caminho, rumo a um futuro cheio de promessas e possibilidades.

Como um grande caleidoscópio ininterruptamente sedutor e imersivo, a Biblioteca da UNL-FCT é o espaço onde se celebram todos estes jogos de sedução, revolução, paixão e encantamento, permitindo que a Liberdade passe por ali numa voragem de liberdade que nos abraçará, sem exceção, a todos.

Fernando Quintas é artista plástico e Professor Auxiliar da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Possui uma licenciatura e doutoramento em Pintura pela FBAUL, especializando-se posteriormente em Vidro e Mosaico. Desde 1991 tem participado em várias exposições coletivas, em Portugal e no exterior, tendo recebido prémios e distinções em pintura e desenho. Participou em formações e workshops sobre a arte do vidro e do mosaico, tendo apresentado os resultados das suas experiências de investigação teórico-prática em palestras e conferências em Portugal, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Grécia e Tunísia. Fez parte do comité de organização de diversas conferências, destacando “Glassac - Glass Science in Art and Conservation” (Lisboa, 2005), “Glassac 08” (Valencia, Espanha, 2008), “Portuguese Glass in an European Context (ICOM)”, (Lisboa, 2009) e do Corpus Vitrearum “Stained Glass After 1920: Technology and Conservation” (Lisboa, 2011). Fez igualmente parte, entre outras, da comissão científica da Glassac 11 (Bronnbach, Alemanha, 2011). É um dos membros fundadores da Unidade de Investigação Vicarte “Vidro e Cerâmica para as Artes” (www.vicarte.org) e foi presidente da APV, Associação Portuguesa do Vidro, de 2006 a 2009. Concebe e realiza em vidro, desde 2017, a escultura-troféu do prémio anual da APOM, Associação Portuguesa de Museologia.






 






Comentários