Avançar para o conteúdo principal

Concerto | Música e Ciência

 


07 junho, 19:00h
Grande Auditório - Campus NOVA FCT / Entrada livre
 

Programa e Músicas:

Conferência: O DESAFIO DA ÁGUA José J. G. Moura - 30 min.

G. F. Händel Música Aquática, Suíte N.º 1, HWV 348 30 min.
G. F. Händel Música Aquática, Suíte N.º 2 , HWV 349 12 min.

Orquestra Metropolitana de Lisboa
Improvisações sobre a Água: Marco Fernandes
Cravo e Direção Musical: Fernando Miguel Jalôto
Orador: José J. G. Moura 

O desafio da Água
José J. G. Moura

Resumo
Água é vida. Água é rio, lago, mar, gelo, nuvem e chuva. Água é ciência, arte, cinema, música, literatura e poesia. Arte é filosofia e religião. Água é um desafio. Claro como a água!

 
O Desafio da Água
Desde 2017, a Metropolitana tem vindo desenvolver um projeto intitulado “Música e Ciência”, no quadro do qual já se apresentou em instituições de ensino superior radicadas de norte a sul do país. Com provas dadas, estas iniciativas proporcionam o divulgação simultânea da ciência e do repertório musical de tradição clássica. Ao estimularem a convergência do raciocínio crítico e da contemplação estética, permitem mostrar que a objetividade e a subjetividade nunca estiveram verdadeiramente de costas voltadas.
A proposta é simples. No formato híbrido Concerto/Conferência, leva-se até junto do público académico temas pré-determinados que, de algum modo, permitem estabelecer a relação da música com a ciência, sempre com livres abordagens confiadas ao critério do orador convidado. Primeiro, este apresenta uma breve preleção sobre o tema (com duração aproximada de 30 minutos). Depois, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, ou qualquer outra formação pertencente ao universo Metropolitana, interpreta um programa musical composto por uma ou mais obras que, no conjunto, tem duração equivalente.

Comentários