07 junho, 19:00h
Grande Auditório - Campus NOVA FCT / Entrada livre
Programa e Músicas:
Conferência: O DESAFIO DA ÁGUA José J. G. Moura - 30 min.
G. F. Händel Música Aquática, Suíte N.º 1, HWV 348 30 min.
G. F. Händel Música Aquática, Suíte N.º 2 , HWV 349 12 min.
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Improvisações sobre a Água: Marco Fernandes
Cravo e Direção Musical: Fernando Miguel Jalôto
Orador: José J. G. Moura
O desafio da Água
José J. G. Moura
Resumo
Água é vida. Água é rio, lago, mar, gelo, nuvem e chuva. Água é ciência, arte, cinema, música, literatura e poesia. Arte é filosofia e religião. Água é um desafio. Claro como a água!
O Desafio da Água
Desde 2017, a Metropolitana tem vindo desenvolver um projeto intitulado “Música e Ciência”, no quadro do qual já se apresentou em instituições de ensino superior radicadas de norte a sul do país. Com provas dadas, estas iniciativas proporcionam o divulgação simultânea da ciência e do repertório musical de tradição clássica. Ao estimularem a convergência do raciocínio crítico e da contemplação estética, permitem mostrar que a objetividade e a subjetividade nunca estiveram verdadeiramente de costas voltadas.
A proposta é simples. No formato híbrido Concerto/Conferência, leva-se até junto do público académico temas pré-determinados que, de algum modo, permitem estabelecer a relação da música com a ciência, sempre com livres abordagens confiadas ao critério do orador convidado. Primeiro, este apresenta uma breve preleção sobre o tema (com duração aproximada de 30 minutos). Depois, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, ou qualquer outra formação pertencente ao universo Metropolitana, interpreta um programa musical composto por uma ou mais obras que, no conjunto, tem duração equivalente.
Comentários
Enviar um comentário