Avançar para o conteúdo principal

NYC Notes

 


As Bibliotecas reunidas nos American Corners de Portugal (apoio Embaixada Americana) celebram 10 anos de colaboração em 2021. Várias iniciativas vão ter lugar, novo logo foi criado...

NYC Notes contam com a participação de Rita Barros. Os vídeos são deambulações pela cidade e o tomar de pequenas notas visuais/apontamentos do que vai acontecendo, como um "diário" vídeo ...

Os vídeos NYC Notes são o seguimento de NYC Notes#1 e NYC Notes#2 (no âmbito da iniciativa cultura_online) resultam de um convite feito a Rita Barros, que expôs em 2014 na Biblioteca da FCT NOVA, com curadoria de Jorge Calado, “BOHEMIA - Vida e Morte no Chelsea Hotel” (fotografias 1987-2014). Esta exposição este na base da edição de um livro “BOHEMIA | Life and Death in the Chelsea Hotel”, publicado pela IST Press e apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura.

Os vídeos NYC Notes apresentam apontamentos pessoais, que abordam temas sem linha, cronológica, da vivência de acontecimentos que percorrem a pandemia e confinamento em Nova Iorque até à data, passando pelas recentes eleições. O som que acompanha os vídeos é muitas vezes gravado nas ruas e parques da cidade. Rita Barros faz regularmente grandes caminhadas pela cidade meia deserta.

A notícia do assassinato do George Floyd e relatos de verdadeiras exposições de arte urbana, homenageando o movimento Black Lives Matter foram tema dos NYC Notes#1,2.

Estas manifestações, que duraram vários meses, foram um verdadeiro grito de desespero e apelo à justiça por parte da população. Nova Iorque foi-se adaptando às dificuldades do isolamento, do desemprego e do êxodo de muitos dos habitantes que optaram por ir viver para outros estados. A morte da Juíza do Supremo, Ruth Bader Ginsberg, mais conhecida pelas siglas RGB, que era e continua a ser um verdadeiro ídolo, foi outro momento marcante, num tempo de grandes fracturas e incertezas.

NYC Notes#3 acompanha NYC num momento de mudança decorrente do processo de eleição do 46º Presidente dos EUA, Joe Biden.

NYC, presidential election 2020 during covid19 pandemic, boarded up stores in the expectation of violence, demonstration "Count Every Vote" at the Public Library 42nd Street, Washington Square Park celebration of Biden/Harris victory, newspapers' headlines with the news of Trump's 2nd impeachment, 2021.




NYC NOTES #4 - It snows in NYC
Fevereiro... tempestade de neve vista do apartamento de Rita Barros em NY




O NYC NOTES#5 é um passeio pela High Line, uma antiga linha de comboio industrial no lado oeste da ilha de Manhattan, transformada em parque suspenso . As bolas verdes fazem parte dum projecto de angariação de fundos para manter os jardins.
O High Line termina no Hudson Yards, um novo bairro com os seus arranha céus e no centro a esculptura “The Vessel”.


Sobre o NOTES #6
Apesar do frio já se sente primavera no ar; as boas notícias da vacina contra o covid; a reabertura dos museus e galerias com excelentes exposições; e também a abertura da nova gare de comboios prometida há vários anos e a sensação que a vida não será mais o confinamento total.
Os restaurantes que conseguiram sobreviver arranjaram soluções como barracas nos passeios ou igloos aquecidos.
A vida volta aos poucos e já se sente uma certa esperança no ar.



Sobre o NOTES #7
O kitsch do pequeno candeeiro na recepção do Chelsea, onde vivo desde 1984, serve de metáfora para as obras intermináveis de renovação (10 anos).



NYC Notes#8
A primavera e a campanha de vacinação contra o Covid já mostram sinais positivos de retoma da atividade em NY apesar de muito do comércio estar em dificuldade e/ou fechado para sempre.
Os problemas raciais continuam a ser tema dominante.



Comentários